Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeito recebe visita de irmãs do Hospital Santa Marcelina



O prefeito Roberto Sobrinho atendeu em seu gabinete, na tarde desta quinta-feira, 17, as irmãs Lina Maria, diretora geral em Rondônia da Instituição Santa Marcelina e Lurdes, diretora geral da Escola Santa Marcelina, do bairro Embratel. A reunião com o prefeito foi agendada pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Eduardo Rodrigues, acompanhado do vereador Marcelo Reis e Prefeito recebe visita de irmãs do Hospital Santa Marcelina - Gente de Opiniãode Franques Gomes, presidente da Associação de Pais e Professores (APP) da Escola Santa Marcelina e diretor da Câmara Municipal.

A motivação da pauta com o prefeito foi a necessidade das irmãs, de entregarem uma série de documentos com propostas de parceria entre a instituição e a prefeitura para as áreas de saúde e de educação. Roberto Sobrinho recebeu os documentos e afirmou para as irmãs que, “vou analisar os documentos juntos com os secretários das respectivas pastas, vamos ver o que podemos atender e o que não está em nossas possibilidades. O mais rápido possível vamos voltar ao assunto com as soluções que estiverem ao nosso alcance, tanto quanto legal e possível”, destacou o prefeito.

A prefeitura de Porto Velho tem limites legais para firmar parcerias com a instituição, devido aos vários níveis de atendimentos realizados pela Santa Marcelina, que são de baixa à alta complexidade. A competência da prefeitura é voltada para o atendimento básico de saúde e familiar, e na educação atende da creche até o ensino fundamental. Mas, mesmo assim onde há possibilidade de apoio, o executivo municipal atua, como na cessão de dezenas de serviços gerais da secretaria municipal de Serviços Básicos (Semusb), que mantêm a área do hospital limpa.

Em novembro de 2006, a secretaria municipal de Obras (Semob), recuperou a estrada de acesso à comunidade da Irmã Marcelina à margem da BR 364; em outubro de 2009 os alunos e professores da Escola Santa Marcelina foram os primeiros a assistirem vídeos programados para a Semana do Alimento que foi realizada pela prefeitura, entre outras.

 Fonte: Fabrícius Bariani
Foto: Estevão Quintela
 

Mais Sobre Saúde