Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Porto Velho tem o primeiro caso suspeito do vírus tipo A


 

 
Uma criança de um ano e meio, vinda de Barcelona, Espanha foi internada no hospital Cemetron, nesta terça feira, 05, com suspeita de estar com o vírus influenza tipo “A”, anteriormente conhecido como gripe suína.

De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, a criança que depois de passar por São Paulo e liberada em Brasília com o risco de transmissão praticamente descartado, chegou a Porto Velho em vôo comercial, no qual todos os passageiros foram cadastrados para acompanhamento e monitoramento dos sintomas da doença. A princípio, a determinação do Ministério da Saúde era de que a criança deveria apenas ser resgatada no aeroporto e levada para casa em ambulância, o que foi prontamente cumprido pela equipe do Serviço Móvel de Urgência, SAMU.

Ao final da manha, o Ministério da Saúde em correspondência oficial à secretaria municipal de Saúde, enviou novas determinações, de que a criança precisava ser internada e mantida em observação. Segundo o protocolo do Ministério da Saúde, o quadro clínico da criança é “de febre e tosse, procedente de área infectada, definindo caso suspeito e deve ser internada no isolamento respiratório por dez dias, além de serem aplicadas todas as medidas conforme consta no Plano de Preparação para o Enfrentamento da Pandemia”.

Para o cumprimento das determinações do Ministério da Saúde, a criança foi resgatada em casa e levada para o hospital Cemetron, ainda na terça feira à tarde, tão logo chegou a determinação. A criança deverá ficar em isolamento, para contenção do vírus e disseminação da doença. “O Ministério da Saúde entendeu que uma vez que a criança foi liberada para viajar, passando por São Paulo e Brasília , vindo desembarcar em Porto Velho, o quadro não apresentava risco, porém uma nova determinação posterior também do Ministério da Saúde mudou os procedimentos, colocando esta criança em isolamento por precaução até que se tenha a identificação do vírus” argumentou o secretário municipal de Saúde, Williames Pimentel.

A criança está sendo acompanhada pelo especialista do Cemetron, infectologista Rui Rafael Durlacher, capacitado para o diagnóstico e tratamento de influenza A, que estará emitindo o primeiro boletim médico sobre o caso, nesta quarta feira, às 10:00hs, quando acontece a entrevista coletiva dada pelo secretário municipal de saúde, Williames Pimentel juntamente com os diretores do Cemetron, no auditório do Centro de Medicina Tropical( Cemetron).

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Neste sábado (28), Luana Wasczuk chegou cedo ao Centro de Especialidades Médicas Dr. Rafael Vaz e Silva. Ela soube pela imprensa da ação em Porto Vel

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

A vacina contra Mpox está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. O imunizante não

Hospital de Amor Amazônia realiza campanha de prevenção do câncer de colo do útero

Hospital de Amor Amazônia realiza campanha de prevenção do câncer de colo do útero

Hospital de Amor Amazônia realizará, a partir, do dia 02 de março, a campanha de prevenção do câncer de colo do útero, “Março Lilás”, que tem como o

Carreta oftalmológica realiza mais de 700 cirurgias em menos de um mês em Porto Velho

Carreta oftalmológica realiza mais de 700 cirurgias em menos de um mês em Porto Velho

Ação estratégica da Prefeitura de Porto Velho em parceria com o Governo Federal, os atendimentos promovidos ao longo de todo o mês de fevereiro pela C

Gente de Opinião Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)