Quarta-feira, 14 de setembro de 2022 - 15h48

Importante medida de prevenção e combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis - DSTs, a realização de testagem rápida ou entrega de kits para autoteste de HIV, Hepatite B, C e Sífilis são serviços disponíveis na Policlínica Oswaldo Cruz - POC, em Porto Velho. O objetivo é diminuir o contágio e oferecer tratamento precoce e seguro à população. Diagnóstico é emitido em cerca de meia hora.
A Unidade de Saúde entrega até cinco autotestes por pessoa, com o intuito de que os kits possam ser entregues a um amigo, parceiro ou familiar que queira realizar a testagem, mas não tem como se deslocar até a POC. Caso a testagem tenha reagente (seja positivo), a orientação é que a pessoa se dirija até a Policlínica e uma enfermeira fará o acompanhamento, e solicitar os devidos exames laboratoriais e assim, a pessoa realizar o tratamento adequado.
O infectologista e coordenador do serviço, Reynaldo Monteiro, explica a importância de ter o diagnóstico em mãos. “Sigilo pessoal, devido a estigmatização que ainda perpetua na sociedade, a precocidade do diagnóstico e tratamento. Em geral, pessoas que sabem ser soropositivas podem mudar seu comportamento para diminuir o risco de infectar outras pessoas. Com isso, a oferta de testes rápidos é um quesito importante para a ampliação de acesso da população ao diagnóstico. Seu potencial uso pelo público em geral e sua utilidade pode aumentar o número de oportunidades para detectar pacientes com HIV”, conta o infectologista.
Esse serviço possui uma equipe apta para acompanhar quem precisa de tratamento, assim designados: duas enfermeiras, duas psicólogas, um infectologista, uma farmacêutica, um assistente social, duas ginecologistas e três técnicos de enfermagem.
“Nossa intenção é que a pessoa tenha o diagnóstico correto e que através disso ela tenha acesso ao tratamento, mais qualidade de vida e assim, quebrar a cadeia de transmissão, porque isso não envolve apenas uma pessoa, pode envolver o companheiro, companheira e até os filhos”, ressalta a psicóloga da Policlínica, Luciana Gonçalves.
COMO REALIZAR A TESTAGEM
A pessoa que queira realizar o teste rápido deve se direcionar até a Policlínica Oswaldo Cruz, localizada em Porto Velho, não precisa de encaminhamento e qualquer pessoa pode realizar os exames.
O horário de funcionamento é das 7h às 10h para obter senha, a partir disso ser chamado para o atendimento e a realização do exame. A testagem rápida realizada na POC é feita por uma enfermeira e uma psicóloga e, em média, em 30 minutos o paciente já sai com o resultado do exame. Durante o processo, a pessoa recebe todas as orientações sobre a importância da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)