Quarta-feira, 5 de janeiro de 2011 - 07h35
O início do período chuvoso em Cacoal traz o risco de epidemia de dengue. O município já enfrentou duas epidemias, uma entre 2004 e 2005, e outra no período chuvoso do ano passado até abril deste ano. Foram mais de três mil casos e 30 mortes por dengue clássica e hemorrágica.
Para prevenir a doença, uma escola do município fez uma pesquisa e descobriu que existe uma planta com potencial de evitar a proliferação da larva do mosquito Aedes Aegitpy, transmissor da doença.
A planta mágica se chama Crotalária Juncea e é originária da Índia. A planta dá flores amarelas que atraem libélulas, estes insetos precisam de água limpa e parada para por suas larvas, e elas devoram as larvas do mosquito transmissor da dengue, uma forma natural de evitar a proliferação da doença.
Para esclarecer melhor o uso da planta na prevenção a dengue, e estratégias de distribuição da planta em Cacoal, a Secretaria de Saúde realizou um treinamento sobre o assunto, no auditório do Banco do Brasil. Cerca de 70 agentes de Saúde, que trabalham no setor de Endemias (combate a dengue), participaram da reunião.
Na oportunidade eles souberam como utilizar e orientar moradores sobre o plantio da Crotalária. A ideia é distribuir o maior número de sementes que for possível, e inicialmente foram plantadas sete mil mudas no Viveiro Municipal, que estão disponíveis para a população. A Secretaria de Agricultura também é parceira do projeto, e já comprou 40 quilos de sementes para distribuição.
Fonte:Jornal A Tribuna - AC
Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas
Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO
O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a nova etapa de modernização da Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II, em Port

ASSDACO reforça chamado para a campanha gratuita de prevenção ao câncer neste sábado, em Cacoal
No próximo sábado, dia 13 de dezembro, a Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza a última edição do ano das campanhas C
Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)