Quarta-feira, 5 de janeiro de 2011 - 07h35
O início do período chuvoso em Cacoal traz o risco de epidemia de dengue. O município já enfrentou duas epidemias, uma entre 2004 e 2005, e outra no período chuvoso do ano passado até abril deste ano. Foram mais de três mil casos e 30 mortes por dengue clássica e hemorrágica.
Para prevenir a doença, uma escola do município fez uma pesquisa e descobriu que existe uma planta com potencial de evitar a proliferação da larva do mosquito Aedes Aegitpy, transmissor da doença.
A planta mágica se chama Crotalária Juncea e é originária da Índia. A planta dá flores amarelas que atraem libélulas, estes insetos precisam de água limpa e parada para por suas larvas, e elas devoram as larvas do mosquito transmissor da dengue, uma forma natural de evitar a proliferação da doença.
Para esclarecer melhor o uso da planta na prevenção a dengue, e estratégias de distribuição da planta em Cacoal, a Secretaria de Saúde realizou um treinamento sobre o assunto, no auditório do Banco do Brasil. Cerca de 70 agentes de Saúde, que trabalham no setor de Endemias (combate a dengue), participaram da reunião.
Na oportunidade eles souberam como utilizar e orientar moradores sobre o plantio da Crotalária. A ideia é distribuir o maior número de sementes que for possível, e inicialmente foram plantadas sete mil mudas no Viveiro Municipal, que estão disponíveis para a população. A Secretaria de Agricultura também é parceira do projeto, e já comprou 40 quilos de sementes para distribuição.
Fonte:Jornal A Tribuna - AC
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
O Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Julio Perez Antelo, recebeu no sábado, 24, o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), avaliação

Foi com esse senso de urgência, aliado à escuta, ao planejamento e à ação, que o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) ajudou a transfor

Hospital Cemetron recebe o nome do Dr. Hamilton Raulino Gondim
Por ocasião da inauguração da Unidade Administrativa e da Unidade de Terapia Intensiva do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), o hosp

Prefeitura de Porto Velho fortalece vigilância genômica para enfrentamento de doenças emergentes
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Rondônia) selaram, nesta sexta-feira (23), uma cooperação técnico-científi
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)