Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

PLANTA COM ALTO VALOR PROTÉICO



Planta com alto valor protéico reforça Banco de Alimentos de Ariquemes

O Ora-pro-nóbis será o próximo reforço alimentar do Banco de Alimentos de Ariquemes. Cem mudas serão transplantadas nos próximos dias para a área do Projeto Alimento Inteligente, da Prefeitura Municipal, que funciona na sede da  Associação dos Pecuaristas de Ariquemes – APA -. As cem mudas oriundas de Minas Gerais foram doadas por Roberto Ramos que cultiva a planta há mais de cinco anos. O Ora-pro-nóbis, que em latim é  'roga por nós', é uma planta da família das cactáceas - à qual pertencem os cactos - originária de regiões tropicais da América.

É utilizada na alimentação e serve para fazer cercas vivas. É muito conhecida pela população rural em algumas regiões do país, como em Minas Gerais.

O Ora-pro-nóbis é uma trepadeira, com folhas suculentas. Nos ramos mais jovens há pequenos espinhos. Nos  mais velhos e grossos, os espinhos são longos como agulhas. Popularmente, esta planta é conhecida como 'Filé de pobre', numa interessante referência a sua riqueza protéica.

Segundo o professor Dr.José Cambraia, do Departamento de Biologia Geral da Universidade Federal de Viçosa, MG, suas folhas possuem cerca de 25%  de proteínas, das quais 85% acham-se numa forma digestiva, facilmente aproveitável pelo organismo.  É um valor muito alto, mesmo se comparando com vegetais mais famosos, como o espinafre, que tem um teor de 2,2% de proteínas. O Dr. José Cambraia, lembra que as proteínas são um dos principais alimentos do nosso corpo, e que além da grande quantidade de proteínas, o Ora-pro-nóbis, possui ainda vitamina A, vitamina B, vitamina C, Cálcio, Fósforo e Ferro.

O chefe do executivo, que faz seu uso regularmente, quer usa-lá na multimistura e nas inúmeras receitas que  a planta proporciona e reforçar o cardápio da merenda escolar, assim como das entidades que a Prefeitura assiste.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Saúde

Em reunião na Assembleia Legislativa, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR

Em reunião na Assembleia Legislativa, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR

A Comissão de Saúde e Previdência e Assistência Social (CSPS) da Assembleia Legislativa, realizou na manhã desta terça-feira (29), no plenarinho 01,

Cirurgia de seu Pedro está prestes a acontecer

Cirurgia de seu Pedro está prestes a acontecer

Veja a reportagem:Clique e vaja mais: Médicos do Prontocordis oferecem tratamento cirúrgico a auxiliar de serviços gerais