Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Pit Stops da Semusa orienta sobre Cartão SUS


 
A secretaria municipal de Saúde (Semusa), através da Coordenação do Cartão SUS, realizou na manhã desta sexta-feira (28/01), pit stops nas zonas Leste e Sul da cidade, para divulgar sobre a aquisição do cartão SUS, que pode ser feito gratuitamente nas Unidades de Saúde do município. Na zona Leste as equipes da Semusa realizaram panfletagem na Rua Amador dos Reis com Plácido de Castro e na zona Sul, na Jatuarana com Tancredo Neves.

Cáris Regina, coordenadora do Cartão SUS, explicou que a ação teve a finalidade de reforçar sobre a importância do documento para um melhor atendimento nas unidades de saúde, foram entregues aos condutores de veículos e demais transeuntes, material informativo sobre os benefícios do cartão, onde tirar e os endereços das unidades de saúde.

“Hoje mais de 60% da população já tem o cartão, mas é importante que todo cidadão tenha o seu. No caso de uma emergência ou urgência, aquele que tem o cartão terá seus dados cadastrados num sistema único. Caso seja usuário da rede de saúde, terá um histórico de atendimento, contendo informações sobre: se é diabético, pressão alta ou se usa medicamentos com frequência, etc. isso vai facilitar o atendimento e a eficácia dele”, destacou Cáris.

O cartão

O cartão SUS é uma forma de identificação do usuário dos serviços de saúde municipal, estadual e federal. “Com o cartão o usuário ajuda a rede de Saúde a planejar e programar melhorias nas atividades dos Hospitais, Policlínicas, Unidades de Saúde e Centros de Especialidades. Com ele é possível um atendimento mais rápido e eficaz nas unidades de saúde. o cartão tem o papel de facilitar a gestão do Sistema e contribuir para o aumento da eficiência no atendimento ao usuário”, disse Cáris.

A coordenadora ressalta ainda, os benefícios do cartão SUS, que possibilita melhorias e ampliação no acesso a medicamentos; tratamento fora de domicílio em outro Estado (TDF); futura construção de uma base de dados de histórico clínico; acompanhamento, controle, avaliação e auditoria do sistema e serviços de saúde. Acompanhamento dos fluxos assistenciais, ou seja, monitoramento do processo de referência e contra referência dos pacientes.


Onde tirar o cartão

O usuário pode se cadastrar na unidade de saúde mais próxima de sua casa ou trabalho. O cadastro é feito em poucos minutos, ele é gratuito e basta levar uma cópia de um documento pessoal. Para facilitar o acesso a Semusa, vai realizar um grande mutirão nos dias 05, 12, 19 e 26/02, nas Unidades do Caladinho, Ernandes Índio, Ana Adelaide e Oswaldo Piana, respectivamente. Mais informações pelo telefone: 3901-3177

Fonte: Meiry Santos
 

Mais Sobre Saúde