Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Parceria: USP, São Lucas e Prefeitura de Monte Negro...


Com cerca 60 alunos e professores dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia, Odontologia, Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e Biologia, todas estas equipes coordenadas pelo Professor Doutor Luis Marcelo Aranha Camargo, prestaram atendimento gratuito a toda comunidade de Monte Negro. Além do município de Monte Negro, o distrito de Tabajara (a cerca de 340 km de Monte Negro), em Machadinho do Oeste, também foi beneficiado com o atendimento.

No distrito de Tabajara, onde o atendimento ocorreu entre os dias 2 e 5 de julho, foram realizados cerca de 50 atendimentos odontológicos e cerca de 150 procedimentos, e 70 consultas médicas. Já em Monte Negro, onde os trabalhos tiveram início no dia 2 e se estendeu até o dia 20 de julho, foram realizados cerca de 2.000 procedimentos odontológicos (sob a coordenação da Doutora Marta Leporacci FOB/USP), 1.050 consultas médicas, que incluíram pequenos procedimentos e cirurgias, consultas, exames de mama, preventivos e outros.

Esta nova fase de atendimentos marcou a inauguração de um moderno laboratório de análises clínicas dentro da sede do Instituto de Ciências Biomédicas V – USP. O laboratório, que será conduzido por professores e alunos da Faculdade São Lucas, atenderá a comunidade e capacitará os alunos que prestam os atendimentos em Monte Negro. Além da inauguração deste laboratório, a cidade contou com a reestruturação do Centro Odontológico, financiado pela FSL e fruto da parceria USP – FSL – Liga de Saúde Rural (LISURA).

A equipe de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), sob orientação da Professora Doutora Magali Caldana, que tem projetos em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), está realizando, nos últimos 3 anos, um levantamento de problemas de audição e fala em toda a cidade de Monte Negro. Nestes últimos anos esta equipe já beneficiou inúmeros moradores com aparelhos auditivos, terapias de linguagem e voz, sendo estas pessoas principalmente crianças em idade escolares e idosos, além de realizar palestras educativas em escolas que capacitam professores e coordenadores para identificar e trabalhar com crianças com algum distúrbio de fala e audição. Neste mesmo período, os odontólogos da FOB e da FSL desenvolvem um trabalho gratuito de distribuição de próteses e atendimentos básicos em odontologia como restaurações, extrações, profilaxias e outros.

Encerrando os trabalhos de assistência social, foi realizado, em parceria com a prefeitura de Monte Negro, um dia de assistência à saúde, envolvendo profissionais e estudantes dos cursos de medicina, nutrição, fonoaudiologia e odontologia. Mais de mil pessoas receberam atendimento e orientações em todas as áreas da saúde, e também foram disponibilizados serviços como emissão de carteiras de trabalho, título de eleitor e informações sobre programas como o Bolsa Família e Programa de Erradicação de Trabalho Infantil (PETI). O evento teve importante apoio do deputado estadual Tiziu que, além de ter apoiado no transporte dos profissionais entre Porto Velho e Monte Negro, tem se dedicado ao fortalecimento da estrutura da USP e dos produtores rurais no município de Monte Negro.

Além de todos os atendimentos realizados pelos estudantes e profissionais, foram desenvolvidas, em paralelo, pesquisas relacionadas a problemas fonoaudiológicos, levantamento sobre hepatites virais e vetores de doenças tropicais. Estes projetos, além de melhorar o atendimento em saúde do estado, fortalecem o desenvolvimento acadêmico dos estudantes, e os insere na realidade do sistema de saúde que é oferecido à população, e com os resultados alcançados, podem disponibilizar informações para melhorar os serviços de saúde oferecidos a toda a população do estado.

Fonte: Chagas Pereira

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ação da Prefeitura de Porto Velho leva serviços de prevenção e tratamento sobre a hipertensão

Ação da Prefeitura de Porto Velho leva serviços de prevenção e tratamento sobre a hipertensão

Nesta sexta-feira (26) é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, doença que mata 388 pessoas por dia em todo o país. E

TCE constata superlotação, insuficiência de leitos, médicos e insumos no Hospital Infantil Cosme e Damião

TCE constata superlotação, insuficiência de leitos, médicos e insumos no Hospital Infantil Cosme e Damião

Em fiscalização surpresa, realizada na noite/madrugada desta quarta-feira (24/4) para quinta-feira (25/4), o Tribunal de Contas do Estado de Rondôni

Governo de RO realiza reforma e ampliação da maternidade e centro obstétrico do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Governo de RO realiza reforma e ampliação da maternidade e centro obstétrico do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Com o intuito de fortalecer as ações do Governo de Rondônia, voltadas à saúde da população do Estado, as obras de reforma e ampliação da maternidade

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)