Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Parceria: USP, São Lucas e Prefeitura de Monte Negro...


Com cerca 60 alunos e professores dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia, Odontologia, Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e Biologia, todas estas equipes coordenadas pelo Professor Doutor Luis Marcelo Aranha Camargo, prestaram atendimento gratuito a toda comunidade de Monte Negro. Além do município de Monte Negro, o distrito de Tabajara (a cerca de 340 km de Monte Negro), em Machadinho do Oeste, também foi beneficiado com o atendimento.

No distrito de Tabajara, onde o atendimento ocorreu entre os dias 2 e 5 de julho, foram realizados cerca de 50 atendimentos odontológicos e cerca de 150 procedimentos, e 70 consultas médicas. Já em Monte Negro, onde os trabalhos tiveram início no dia 2 e se estendeu até o dia 20 de julho, foram realizados cerca de 2.000 procedimentos odontológicos (sob a coordenação da Doutora Marta Leporacci FOB/USP), 1.050 consultas médicas, que incluíram pequenos procedimentos e cirurgias, consultas, exames de mama, preventivos e outros.

Esta nova fase de atendimentos marcou a inauguração de um moderno laboratório de análises clínicas dentro da sede do Instituto de Ciências Biomédicas V – USP. O laboratório, que será conduzido por professores e alunos da Faculdade São Lucas, atenderá a comunidade e capacitará os alunos que prestam os atendimentos em Monte Negro. Além da inauguração deste laboratório, a cidade contou com a reestruturação do Centro Odontológico, financiado pela FSL e fruto da parceria USP – FSL – Liga de Saúde Rural (LISURA).

A equipe de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), sob orientação da Professora Doutora Magali Caldana, que tem projetos em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), está realizando, nos últimos 3 anos, um levantamento de problemas de audição e fala em toda a cidade de Monte Negro. Nestes últimos anos esta equipe já beneficiou inúmeros moradores com aparelhos auditivos, terapias de linguagem e voz, sendo estas pessoas principalmente crianças em idade escolares e idosos, além de realizar palestras educativas em escolas que capacitam professores e coordenadores para identificar e trabalhar com crianças com algum distúrbio de fala e audição. Neste mesmo período, os odontólogos da FOB e da FSL desenvolvem um trabalho gratuito de distribuição de próteses e atendimentos básicos em odontologia como restaurações, extrações, profilaxias e outros.

Encerrando os trabalhos de assistência social, foi realizado, em parceria com a prefeitura de Monte Negro, um dia de assistência à saúde, envolvendo profissionais e estudantes dos cursos de medicina, nutrição, fonoaudiologia e odontologia. Mais de mil pessoas receberam atendimento e orientações em todas as áreas da saúde, e também foram disponibilizados serviços como emissão de carteiras de trabalho, título de eleitor e informações sobre programas como o Bolsa Família e Programa de Erradicação de Trabalho Infantil (PETI). O evento teve importante apoio do deputado estadual Tiziu que, além de ter apoiado no transporte dos profissionais entre Porto Velho e Monte Negro, tem se dedicado ao fortalecimento da estrutura da USP e dos produtores rurais no município de Monte Negro.

Além de todos os atendimentos realizados pelos estudantes e profissionais, foram desenvolvidas, em paralelo, pesquisas relacionadas a problemas fonoaudiológicos, levantamento sobre hepatites virais e vetores de doenças tropicais. Estes projetos, além de melhorar o atendimento em saúde do estado, fortalecem o desenvolvimento acadêmico dos estudantes, e os insere na realidade do sistema de saúde que é oferecido à população, e com os resultados alcançados, podem disponibilizar informações para melhorar os serviços de saúde oferecidos a toda a população do estado.

Fonte: Chagas Pereira

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Com o compromisso de garantir acesso digno e moderno à saúde, o governo de Rondônia lançou o projeto Telemedicina na Policlínica Oswaldo Cruz (POC),

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)