Domingo, 7 de fevereiro de 2010 - 08h37
Em tempos de aquecimento global, ser ecologicamente correto, mais do que moda, é quase uma necessidade. Consequentemente, a oferta e a procura por produtos naturais têm aumentado consideravelmente nos últimos anos. Quando falamos de cabelos a situação não é diferente e as prateleiras não param de receber novos xampus, condicionadores e cremes orgânicos, que atraem fãs como a cantora Kyle Minogue. Mas, para quem ainda não experimentou, fica a dúvida: será que eles funcionam?
Para descobrir a eficácia dos produtos orgânicos e a melhor maneira de usa-los, conversamos com alguns especialistas, entre eles o hairstylist de Belo Horizonte, Célio Faria. “Na minha opinião, os produtos orgânicos funcionam, sim, porém demoram mais a apresentar resultado do que os convencionais”, diz o cabeleireiro, ressaltando em seguida que esta demora é um defeito para boa parte das pessoas. “A mulher hoje, com tantas atribuições, não dispõe de muito tempo para esperar esses resultados. O avanço nas pesquisas e a tecnologia crescente em nossos produtos permitem um resultado satisfatório e mais rápido. Mas, apesar disso, acredito que seja possível, sim, tratar os cabelos somente com orgânicos”.
Já o médico-científico Nilo Gardin é um fã ardoroso dos orgânicos e garante que a eficácia deles é a mesma dos produtos convencionais. A diferença está nas consequências para o organismo. “Externamente, os dois tipos são eficazes. O que os diferencia é que os orgânicos não causam problemas de saúde, enquanto os cosméticos convencionais são produzidos com plantas com agrotóxicos, que podem causar problemas sérios de infecções e alergias”, afirma.
Com menos empolgação, a dermatologista Solange Teixeira, da Unifesp, lembra que, para ser bom, não basta o produto ter a palavra “natural” no rótulo. "Em primeiro lugar, é importante ressaltar que mesmo os componentes naturais podem, sim, causar irritação na pele. Depois, precisa-se levar em consideração se o produto realmente faz o que ele se propõe”, fala.
O ideal, na opinião de Solange, é encontrar um equilíbrio entre os sintéticos e orgânicos. “Acho super importante e necessária a questão da preservação do ambiente, mas ainda não temos como nos beneficiar apenas deles, até porque não há cosméticos 100% orgânicos”, comenta. Outro ponto primordial é procurar as marcas com maior credibilidade no mercado.
Fonte: Gazetaweb.com
Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes
Há pouco mais de um ano, a saúde pública municipal de Porto Velho foi classificada pelo Ministério da Saúde como estando em situação crítica após um

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia
Com o objetivo de garantir assistência adequada e fortalecer o abastecimento de medicamentos e insumos hospitalares, o governo de Rondônia realiza d

Pacientes atendidos na rede estadual de saúde de Rondônia podem ter a segurança e a continuidade da assistência comprometidas em razão da insuficiên

O Projeto Embaúba realizou mais uma edição de sucesso no último sábado, reunindo acadêmicos, professores e a comunidade em uma grande ação de extens
Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)