Sexta-feira, 21 de janeiro de 2011 - 14h36
Porto Velho, 21 de janeiro de 2011 - Por volta das sete horas da manhã desta sexta-feira (21) teve início o trabalho de transferência de trinta pacientes que estavam acomodados nos corredores e no chão do Hospital de Pronto Socorro João Paulo II à espera de cirurgias para o Hospital de Base Ary Pinheiro em Porto Velho.
A transferência foi feita através de uma operação especial e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e da Polícia Militar, que ajudou na liberação e controle do trânsito. Todo o processo foi acompanhado pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Muller, por técnicos do Pronto-Socorro João Paulo II e pelo representante do Ministério da Saúde, José Eduardo Passos.
A operação envolveu mais de trinta profissionais e sete ambulâncias, sendo duas do Samu e cinco do Corpo de Bombeiros, que deram suporte ao trabalho. Um a um, os pacientes foram preparados e colocados nas ambulâncias. “Estamos unindo forças para atender esses pacientes de forma digna. Como não são pacientes em estado grave, não há a necessidade de médicos para acompanhar no trajeto até o Hospital de Base, apenas enfermeiros”, explicou o diretor do João Paulo II, Sérgio Mello.
De acordo com Alexandre Muller, o Governo do Estado não está medindo esforços para devolver a dignidade desses pacientes, que há meses aguardavam por cirurgias. “Nossa meta é atender de forma humana e conseguir sanar a problemática da saúde em Rondônia”, disse Muller.
Os pacientes foram encaminhados para o setor de traumatologia e ortopedia do Hospital de Base, onde passarão pelos exames pré-operatórios. A próxima etapa é o mutirão de cirurgias. Para os procedimentos cirúrgicos estão sendo recrutados médicos de Extrema, outros profissionais interromperam suas férias e alguns setores administrativos foram adaptados para receber leitos extras. “Tiramos estes pacientes do chão e os colocamos em acomodações adequadas. Vamos começar gradativamente o processo de cirurgias”, afirmou o diretor do Hospital de Base, Jean Negreiros.
No último dia 19, já foram removidos 25 pacientes para Ji-Paraná e 13 para o Hospital Marcelo Cândia, em Porto Velho, onde receberão o atendimento necessário.
Fonte: Ésio Mendes (foto) / Cristiane Cruz / Decom
Mês das Mães: Biolab Cast discute como o histórico familiar influencia a saúde do coração
Muitas doenças hereditárias passam despercebidas até que os sintomas se manifestem, às vezes de forma súbita e grave. Foi esse o tema do episódio es
Nota de Esclarecimento da Sesau sobre o contrato com Hospital 9 de Julho
A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) esclarece que o contrato firmado com a unidade hospitalar 9 de Julho, em 2023, foi realizado por
Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios
Entre 2019 e 2024, o governo de Rondônia aumentou os repasses financeiros aos 52 municípios do estado. Em 2019, o total transferido foi de R$ 7.367.
Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios
Os 52 municípios de Rondônia receberam em 2024 mais de R$ 142.7 milhões do governo de Rondônia para aplicar na saúde. Um aumento de 1.837,34%, em co