Sexta-feira, 21 de janeiro de 2011 - 14h36
Porto Velho, 21 de janeiro de 2011 - Por volta das sete horas da manhã desta sexta-feira (21) teve início o trabalho de transferência de trinta pacientes que estavam acomodados nos corredores e no chão do Hospital de Pronto Socorro João Paulo II à espera de cirurgias para o Hospital de Base Ary Pinheiro em Porto Velho. 
A transferência foi feita através de uma operação especial e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e da Polícia Militar, que ajudou na liberação e controle do trânsito. Todo o processo foi acompanhado pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Muller, por técnicos do Pronto-Socorro João Paulo II e pelo representante do Ministério da Saúde, José Eduardo Passos.
A operação envolveu mais de trinta profissionais e sete ambulâncias, sendo duas do Samu e cinco do Corpo de Bombeiros, que deram suporte ao trabalho. Um a um, os pacientes foram preparados e colocados nas ambulâncias. “Estamos unindo forças para atender esses pacientes de forma digna. Como não são pacientes em estado grave, não há a necessidade de médicos para acompanhar no trajeto até o Hospital de Base, apenas enfermeiros”, explicou o diretor do João Paulo II, Sérgio Mello.
De acordo com Alexandre Muller, o Governo do Estado não está medindo esforços para devolver a dignidade desses pacientes, que há meses aguardavam por cirurgias. “Nossa meta é atender de forma humana e conseguir sanar a problemática da saúde em Rondônia”, disse Muller.
Os pacientes foram encaminhados para o setor de traumatologia e ortopedia do Hospital de Base, onde passarão pelos exames pré-operatórios. A próxima etapa é o mutirão de cirurgias. Para os procedimentos cirúrgicos estão sendo recrutados médicos de Extrema, outros profissionais interromperam suas férias e alguns setores administrativos foram adaptados para receber leitos extras. “Tiramos estes pacientes do chão e os colocamos em acomodações adequadas. Vamos começar gradativamente o processo de cirurgias”, afirmou o diretor do Hospital de Base, Jean Negreiros.
No último dia 19, já foram removidos 25 pacientes para Ji-Paraná e 13 para o Hospital Marcelo Cândia, em Porto Velho, onde receberão o atendimento necessário.
Fonte: Ésio Mendes (foto) / Cristiane Cruz / Decom
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas
Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO
O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a nova etapa de modernização da Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II, em Port
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)