Sexta-feira, 21 de janeiro de 2011 - 14h36
Porto Velho, 21 de janeiro de 2011 - Por volta das sete horas da manhã desta sexta-feira (21) teve início o trabalho de transferência de trinta pacientes que estavam acomodados nos corredores e no chão do Hospital de Pronto Socorro João Paulo II à espera de cirurgias para o Hospital de Base Ary Pinheiro em Porto Velho. 
A transferência foi feita através de uma operação especial e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e da Polícia Militar, que ajudou na liberação e controle do trânsito. Todo o processo foi acompanhado pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Muller, por técnicos do Pronto-Socorro João Paulo II e pelo representante do Ministério da Saúde, José Eduardo Passos.
A operação envolveu mais de trinta profissionais e sete ambulâncias, sendo duas do Samu e cinco do Corpo de Bombeiros, que deram suporte ao trabalho. Um a um, os pacientes foram preparados e colocados nas ambulâncias. “Estamos unindo forças para atender esses pacientes de forma digna. Como não são pacientes em estado grave, não há a necessidade de médicos para acompanhar no trajeto até o Hospital de Base, apenas enfermeiros”, explicou o diretor do João Paulo II, Sérgio Mello.
De acordo com Alexandre Muller, o Governo do Estado não está medindo esforços para devolver a dignidade desses pacientes, que há meses aguardavam por cirurgias. “Nossa meta é atender de forma humana e conseguir sanar a problemática da saúde em Rondônia”, disse Muller.
Os pacientes foram encaminhados para o setor de traumatologia e ortopedia do Hospital de Base, onde passarão pelos exames pré-operatórios. A próxima etapa é o mutirão de cirurgias. Para os procedimentos cirúrgicos estão sendo recrutados médicos de Extrema, outros profissionais interromperam suas férias e alguns setores administrativos foram adaptados para receber leitos extras. “Tiramos estes pacientes do chão e os colocamos em acomodações adequadas. Vamos começar gradativamente o processo de cirurgias”, afirmou o diretor do Hospital de Base, Jean Negreiros.
No último dia 19, já foram removidos 25 pacientes para Ji-Paraná e 13 para o Hospital Marcelo Cândia, em Porto Velho, onde receberão o atendimento necessário.
Fonte: Ésio Mendes (foto) / Cristiane Cruz / Decom
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)