Porto Velho (RO) sexta-feira, 23 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Saúde

ONG Doutores Sem Fronteiras chega a Rondônia para série de atendimentos a ribeirinhos e indígenas


ONG Doutores Sem Fronteiras chega a Rondônia para série de atendimentos a ribeirinhos e indígenas - Gente de Opinião

A ONG Doutores Sem Fronteiras (DSF) já está preparada para mais uma ação em Rondônia. Em 2019, a equipe passará quase 30 dias no estado fazendo atendimentos odontológicos e médicos em áreas ribeirinhas e indígenas, contando com mais de 200 voluntários e visando realizar mais de mil atendimentos com cerca de cinco mil procedimentos ao todo. O trabalho será iniciado no dia 26 de junho e segue até o dia 22 de julho.

“Em 2019, a primeira etapa de atendimentos acontece entre os dias 26 de junho a 7 de julho, com a equipe da ONG saindo com a Unidade de Saúde Fluvial Walter Bartolo, do Porto Alfandegário de Guajará-Mirim, navegando pelos rios Guaporé e Mamoré. Já a segunda etapa será entre os dias 8 e 22 de julho, novamente nas terras indígenas Sete de Setembro, com os povos Paiter Surui e no Igarapé de Lourdes, com a etnia Karo Arara”, conta o presidente da DSF, o cirurgião dentista Caio Machado.

O coordenador da ação em 2019, cirurgião dentista Felipe Machado, explica que serão feitos tratamentos odontológicos especializados como canal, cirurgias complexas, exames de Raio-X, restaurações, confecção de elementos dentários com o sistema Cerec Cad Cam, atendimentos infantis e até palestras de prevenção. Ainda serão distribuídos 600 kits de escovação, além de atendimentos médicos, ginecológicos, oftalmológicos, sendo feitas consultas e distribuição de 150 óculos.

“Atendimentos na área médica estão crescendo muito ao longo dos anos em nossas ações, estamos muito felizes em saber que os profissionais estão vendo a necessidade do voluntariado. Essa é a essência do DSF, sou paulistano, mas meu coração é rondoniense”, completa o coordenador, lembrando que nos primeiros anos os atendimentos eram apenas odontológicos.

 

Apoio

Este ano, a ONG tem contado com o Governo de Rondônia; governador do estado, Marcos Rocha; a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do secretário de Saúde, Fernando Máximo; e o coordenador da Unidade de Saúde Fluvial, Giovani Guastala, estão apoiando e disponibilizando toda a estrutura, junto com o Barco Hospital em toda a primeira etapa de atendimentos. E, mais uma vez, a ONG também contará com o apoio da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, em parceria com o Dsei Vilhena e Dsei Porto Velho, estarão apoiando a ação durante os 30 dias.

Para o presidente da ONG só a união de todas as partes para que uma ação desse nível possa acontecer. “Somos autossuficientes, não recebemos repasses de dinheiro público. Essa é nossa força e para a ação acontecer essa união é fundamental. As empresas privadas ajudam a ONG com todo o material, voluntários pagam suas passagens, as instituições locais ajudam com alimentação, transporte, alojamentos e assim, são realizadas a maior ação de odontologia do mundo”, diz Caio Machado.


DSF

A ONG Doutores Sem Fronteiras é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar a retribuição das conquistas profissionais, por meio da colaboração, utilizando o conhecimento técnico de seus associados com o intuito de erradicar a falta de acesso de determinadas populações às premissas básicas de saúde, educação e bem-estar, sem interferir na cultura, religião e características sociais das localidades atendidas.

Mais Sobre Saúde

Equipe de transplantes do Hospital de Base faz nova captação de órgãos no Hospital Regional de Cacoal

Equipe de transplantes do Hospital de Base faz nova captação de órgãos no Hospital Regional de Cacoal

O serviço de transplante pelo SUS em Rondônia foi implantado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) no ano de 2014, até agora já contabilizam 9

Mulheres de Rolim de Moura deverão procurar Clínica da Mulher para agendar mamografia

Mulheres de Rolim de Moura deverão procurar Clínica da Mulher para agendar mamografia

Uma parceria entre o município de Rolim de Moura (RO) e o Centro de Diagnóstico do Hospital do Amor em Ji-Paraná (RO) vai permitir que moradoras de

Dr. Aparício Carvalho entrevista o médico psiquiatra Dr. Jorge Jaber

Dr. Aparício Carvalho entrevista o médico psiquiatra Dr. Jorge Jaber

Neste Programa o Dr. Aparício Carvalho entrevista o Dr. Jorge Jaber, Médico  Psiquiatra renomado e que participou da segunda Jornada de Psiquiatri

Encontro de Direito Médico supera expectativas, avalia coordenador

Encontro de Direito Médico supera expectativas, avalia coordenador

O advogado Cândido Ocampo abriu o Encontro lembrando que ninguém faz nada sozinho e agradeceu às instituições parceiras, patrocinadoras e palestrant