Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Obesidade faz aumentar risco de doenças cardíacas em mulheres em idade fértil



Mariana Jungmann
Agência Brasil

Brasília - Mais da metade das mulheres brasileiras em idade fértil correm o risco de desenvolverem doenças cardiovasculares e/ou diabetes, segundo a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS).

O dado é baseado na medição da circunferência da cintura, já que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que o acúmulo de gordura nessa região é um fator de risco para essas doenças.

De acordo com a OMS, mais de 80 cm de circunferência na cintura significa risco, e mais de 88 cm significa risco muito elevado. A pesquisa brasileira aponta que, entre as mulheres em idade fértil, 52,3% têm mais de 80 cm, e 29,8% têm mais de 88 cm.

O excesso de peso, inclusive, foi apontado como um dado em crescimento no país. Em 1996, 34,2% das mulheres estavam acima do peso e 9,7% estavam obesas. Dez anos depois, o excesso de peso estava presente em 43% das mulheres em idade fértil e a obesidade foi para 16% dessas mulheres.

A situação se agrava com a idade e a quantidade de filhos. Entre as mulheres de 15 a 49 anos, com um filho, a obesidade representa 14,3%. Já entre as que têm seis filhos ou mais, 24,5% estão obesas.

Por faixa etária, o padrão também se repete: quanto mais idade, mais percentagem de excesso de peso. Entre as mulheres de 15 a 19 anos, 21,6% estão acima do peso. Já entre as de 45 a 49 anos, 63,5% ultrapassaram o limite adequado de Índice de Massa Corporal (IMC).


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimentos médicos em geriatria na Policlínica Oswaldo Cruz

Governo de Rondônia oferece atendimentos médicos em geriatria na Policlínica Oswaldo Cruz

Pessoas idosas podem usufruir gratuitamente, de atendimentos na especialidade médica de geriatria, disponibilizados pelo Governo de Rondônia na Poli

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

A Unidade de Saúde da Família Ernandes Índio, localizada no bairro Esperança da Comunidade em Porto Velho, passou por fiscalização do Conselho Regio

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

Em atenção ao trabalho que tem desenvolvido, focado na cooperação e no diálogo, o Tribunal de Contas (TCE-RO) encaminhou ao Município de Porto Velho

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)