Porto Velho (RO) quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

O VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia, que acontece nesta sexta, será aberto à sociedade.


O VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia, que acontece nesta sexta, será aberto à sociedade. - Gente de Opinião

Temas como aspectos éticos na publicidade médica, os desdobramentos jurídicos da relação médico-paciente, segurança em cirurgia plástica, judicialização da Medicina, cultura do conflito e negligência informacional serão abordados no VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia, informa o idealizador e coordenador do evento, advogado Cândido Ocampo.

Ocampo explica que, nas últimas duas décadas, a percepção da sociedade quanto aos seus direitos evoluiu rapidamente, trazendo consigo novas demandas decorrentes principalmente da relação de consumo – tanto na oferta de produtos quanto na prestação de serviços. “Não é errado afirmar que, no contexto dessa nova ordem, dentre os profissionais liberais, os médicos são os que mais são demandados judicialmente, e por uma simples razão: no objeto de seu trabalho estão a vida e a integridade física, os bens mais valiosos e imprescindíveis à existência humana”. “Por isso”, continua o advogado, “ter consciência dos direitos e obrigações que defluem da relação médico-paciente é de suma importância para todos”.

O encontro tem como meta contribuir para o crescimento, com qualidade, dos serviços de saúde em Rondônia, trazendo à pauta informações pertinentes e imprescindíveis para a evolução dessa estrutura que, mormente no serviço público, deixa muito a desejar.

Segundo Cândido Ocampo, desde a primeira edição do Encontro de Direito Médico de Rondônia o objetivo tem sido o mesmo, ou seja, despertar nos profissionais das áreas jurídica e, principalmente, médica, a consciência dos novos tempos. “Os usuários dos serviços de saúde, ao se conscientizarem de seus direitos, tornaram a relação médico-paciente uma via de mão dupla, com direitos e obrigações de ambas as partes”. “Mesmo direcionado às áreas jurídicas e médica, a presença do público em geral é importante, afinal os temas são de interesse de todos, inclusive de acadêmicos de Direito e Medicina”, argumenta.

Quanto às expectativas do evento, Ocampo lembra que o mesmo conta com a participação de palestrantes gabaritados, pois profundos conhecedores dos temas escolhidos. “Temos a honra de contar com a presença de convidados ilustres, como a ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética, jurista Raul Canal; o desembargador Raduan Miguel Filho, do Tribunal de Justiça de Rondônia; e o presidente do Conselho Regional de Medicina, Spencer Vaiciunas”, disse.

O VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia acontece nesta sexta-feira, 16 de agosto, a partir das 14 horas, no auditório do Tribunal de Justiça, em Porto Velho, e conta com o patrocínio do Hospital Central de Porto Velho, Instituto São Pelegrino, Prontocordis e Unimed Porto Velho. O apoio é do Tribunal de Justiça de Rondônia, da Associação Nacional de Direito Médico e Bioética (Anadem), do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), e da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Rondônia.

Mais informações e inscrição: www.direitomedicorondonia.com


 

 

 

 

 

Mais Sobre Saúde

Hospital de Amor Amazônia inaugura novo acelerador linear para radioterapia

Hospital de Amor Amazônia inaugura novo acelerador linear para radioterapia

O Hospital de Amor Amazônia inaugura nesta quinta (20), às 10 horas, em Porto Velho (RO), o seu segundo acelerador de partículas linear, equipamento d

UHE Jirau entrega postos de saúde, veículos e melhorias sanitárias para SESAI atender à terra indígena kaxarari

UHE Jirau entrega postos de saúde, veículos e melhorias sanitárias para SESAI atender à terra indígena kaxarari

A Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau entregou para o Polo da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), localizado no distrito de Extrema, três post

Municípios de Rondônia recebem pulverização para combater mosquito transmissor da dengue

Municípios de Rondônia recebem pulverização para combater mosquito transmissor da dengue

Com o período chuvoso o número de casos de dengue em Rondônia aumenta, e a preocupação da Agencia Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) é redobrad

Cientistas britânicos começam a testar vacina contra o coronavírus  em ratos

Cientistas britânicos começam a testar vacina contra o coronavírus em ratos

Uma equipe de pesquisadores britânicos anunciou hoje (11) que está testando em ratos uma vacina contra o novo coronavírus e espera concluir a experi