Sábado, 25 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Nutricionistas discutem desafios para o século


Alana Gandra
Agência Brasil

Rio de Janeiro – Nutricionistas brasileiros e estrangeiros vão discutir, até a próxima segunda-feira (30), os desafios na área da nutrição para este século. Eles participam do Congresso Mundial de Nutrição em Saúde Pública (Rio 2012), organizado pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) e pela Associação Mundial de Nutrição em Saúde Pública.

Segundo o presidente da Abrasco, Luiz Augusto Facchini, a ênfase do congresso será a nutrição no campo da saúde pública, no contexto das políticas sociais e do desenvolvimento. “Esse é um debate importante”, avaliou. Facchini esclareceu que, no entanto, não se trata de entender a nutrição somente no contexto da atividade individual e das questões clínicas, que são importantes, mas resultam insuficientes para enfrentar os desafios existentes nas áreas de alimentação e nutrição em nível global.

“Mais de 40% da população mundial vivem abaixo da linha da pobreza, o que é um problema grave do ponto de vista de acesso à alimentação saudável e às condições mínimas de uma boa nutrição”, declarou. De acordo com o presidente da Abrasco, o problema abrange também as pessoas que têm acesso à nutrição, mas não a alimentos saudáveis, com fibras e nutrientes essenciais, e consomem mais alimentos processados, com muito teor de gordura, sal e carboidratos.

Para ele, o debate nesse campo é fundamental porque há, ao mesmo tempo, uma boa fatia da população mundial com obesidade e sobrepeso. É o caso do Brasil e dos Estados Unidos, por exemplo. Na discussão, serão levados em conta os determinantes sociais das condições de vida e saúde da população.

Segundo Facchini, as consequências do aquecimento global para a agricultura e para as populações que vivem em margens de rios e em lugares vulneráveis às ações climáticas tendem a gerar prejuízos e sofrimento significativos. Outra preocupação é quanto ao uso abusivo de pesticidas que contaminam as águas dos rios e das fontes de abastecimento da população, o que pode provocar câncer e outras doenças degenerativas.

O conjunto de acordos que serão firmados durante o congresso resultará na Declaração do Rio sobre Nutrição em Saúde Pública. O documento poderá ser a base para o estabelecimento de políticas futuras nessa área. “Nós temos possibilidade de enfrentar essas situações no nosso país que, pela sua magnitude e tamanho da população, representam desafios importantes que, se devidamente enfrentados, podem resultar em vantagens para a população mundial”.

Facchini espera que o documento sirva de subsídio para as autoridades nacionais e internacionais. No domingo (29), à noite, será divulgado, no congresso, um dossiê sobre a ação dos agrotóxicos na saúde dos brasileiros. O documento traz estudos sobre a contaminação provocada pelo uso, sem controle, dos agrotóxicos.
 

Gente de OpiniãoSábado, 25 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Em Ji-Paraná, parceria entre Prefeitura e Estácio leva fisioterapia gratuita a pacientes internados no Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz

Em Ji-Paraná, parceria entre Prefeitura e Estácio leva fisioterapia gratuita a pacientes internados no Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz

Pacientes internados no Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, em Ji-Paraná, Rondônia, agora contam com atendimento gratuito de fisioterapia

Do sonho a vocação: a Jornada por uma  Medicina Humanizada

Do sonho a vocação: a Jornada por uma Medicina Humanizada

Desde menina, Roberta Cristiane sonhava em cuidar. No quintal de casa, entre bonecas e sorrisos, nasceu o desejo de aliviar dores e devolver esperan

Gente de Opinião Sábado, 25 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)