Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Nutricionistas discutem desafios para o século


Alana Gandra
Agência Brasil

Rio de Janeiro – Nutricionistas brasileiros e estrangeiros vão discutir, até a próxima segunda-feira (30), os desafios na área da nutrição para este século. Eles participam do Congresso Mundial de Nutrição em Saúde Pública (Rio 2012), organizado pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) e pela Associação Mundial de Nutrição em Saúde Pública.

Segundo o presidente da Abrasco, Luiz Augusto Facchini, a ênfase do congresso será a nutrição no campo da saúde pública, no contexto das políticas sociais e do desenvolvimento. “Esse é um debate importante”, avaliou. Facchini esclareceu que, no entanto, não se trata de entender a nutrição somente no contexto da atividade individual e das questões clínicas, que são importantes, mas resultam insuficientes para enfrentar os desafios existentes nas áreas de alimentação e nutrição em nível global.

“Mais de 40% da população mundial vivem abaixo da linha da pobreza, o que é um problema grave do ponto de vista de acesso à alimentação saudável e às condições mínimas de uma boa nutrição”, declarou. De acordo com o presidente da Abrasco, o problema abrange também as pessoas que têm acesso à nutrição, mas não a alimentos saudáveis, com fibras e nutrientes essenciais, e consomem mais alimentos processados, com muito teor de gordura, sal e carboidratos.

Para ele, o debate nesse campo é fundamental porque há, ao mesmo tempo, uma boa fatia da população mundial com obesidade e sobrepeso. É o caso do Brasil e dos Estados Unidos, por exemplo. Na discussão, serão levados em conta os determinantes sociais das condições de vida e saúde da população.

Segundo Facchini, as consequências do aquecimento global para a agricultura e para as populações que vivem em margens de rios e em lugares vulneráveis às ações climáticas tendem a gerar prejuízos e sofrimento significativos. Outra preocupação é quanto ao uso abusivo de pesticidas que contaminam as águas dos rios e das fontes de abastecimento da população, o que pode provocar câncer e outras doenças degenerativas.

O conjunto de acordos que serão firmados durante o congresso resultará na Declaração do Rio sobre Nutrição em Saúde Pública. O documento poderá ser a base para o estabelecimento de políticas futuras nessa área. “Nós temos possibilidade de enfrentar essas situações no nosso país que, pela sua magnitude e tamanho da população, representam desafios importantes que, se devidamente enfrentados, podem resultar em vantagens para a população mundial”.

Facchini espera que o documento sirva de subsídio para as autoridades nacionais e internacionais. No domingo (29), à noite, será divulgado, no congresso, um dossiê sobre a ação dos agrotóxicos na saúde dos brasileiros. O documento traz estudos sobre a contaminação provocada pelo uso, sem controle, dos agrotóxicos.
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 19 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho entrega salas para pequenos procedimentos cirúrgicos no CEM Rafael Vaz e Silva

Prefeitura de Porto Velho entrega salas para pequenos procedimentos cirúrgicos no CEM Rafael Vaz e Silva

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), entregou duas salas de procedimentos no Centro de Especialidades Médi

Rondônia avança no controle da malária com tratamento eficaz em dose única, fortalecendo controle da transmissão no estado

Rondônia avança no controle da malária com tratamento eficaz em dose única, fortalecendo controle da transmissão no estado

Rondônia avança no enfrentamento à malária ao implementar, entre 2024 e 2025, o uso da tafenoquina (medicamento inovador em dose única para tratar a

Governo de RO mantém vacinação contra gripe e reforça que variante da Influenza A não altera sintomas

Governo de RO mantém vacinação contra gripe e reforça que variante da Influenza A não altera sintomas

Com a estratégia de fortalecer o monitoramento das síndromes respiratórias, garantir detecção precoce e manter a capacidade de resposta do Sistema Ú

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es

Gente de Opinião Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)