Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Novo planejamento para atender pessoas com sintomas gripais começa a valer em Porto Velho

Vacinação de rotina e contra a covid-19 é feita em 11 unidades de saúde do município


Novo planejamento para atender pessoas com sintomas gripais começa a valer em Porto Velho - Gente de Opinião

Uma nova estratégia para o atendimento a pessoas com sintomas gripais começa a valer a partir dessa semana em Porto Velho. A estratégia consiste em destinar parte das unidades de saúde apenas a esse público e a outra parte para a vacinação contra a covid-19 e serviços de rotina.

“O atendimento é feito pela manhã e tarde. Com mais tempo para acolher as pessoas sintomáticas, a perspectiva é reduzir as filas que têm se formado”, explica a secretária municipal de saúde Eliana Pasini.

Nas unidades de saúde, a distribuição de fichas é a forma utilizada para garantir atendimento diante do afastamento de funcionários pela covid-19. Por conta da alta demanda de pacientes infectados, muitos profissionais de saúde também estão sendo contaminados, o que interfere na composição de escalas de trabalho.

“Em situações assim, algumas unidades, em caráter excepcional funcionam apenas no período da tarde”, destaca a enfermeira Ozeane Alves, da Divisão de Imunização.

Para reduzir o impacto na demanda por atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) tem convocado profissionais selecionados para contrato emergencial. Eles são integrados às equipes e incluídos nas escalas de plantão. Há, entretanto, alguns que não querem assumir neste momento.

VACINAS

A vacinação de rotina e para a covid-19, inclusive para crianças, está garantida na mesma estratégia, pois 11 unidades de saúde fazem este serviço em dois períodos.

A divisão das unidades é feita por região da cidade, garantindo que os usuários do sistema de saúde encontrem sempre um ponto próximo de sua residência. O horário de funcionamento com estes serviços é das 8h às 17h.

PACIENTES COM SINTOMAS GRIPAIS

Unidades da zona Leste (das 7h às 18h)

USF Hamilton Gondim
USF Mariana
UBS Agenor de Carvalho

Unidades da zona Sul (das 7h às 18h)

UBS Caladinho
USF Renato Medeiros
USF Manoel Amorim de Matos

Unidades da região central (das 7h às 18h)

UBS Osvaldo Piana
UBS Maurício Bustani

Unidade da zona Norte (das 7h às 18h)

USF Ronaldo Aragão

ATENDIMENTO DE ROTINA E VACINA CONTRA A COVID-19

Unidades da zona Leste (Horário de vacinação das 8h às 17h e atendimento de rotina das 7h às 18h)

UBS Socialista
USF José Adelino
UBS Ernandes Índio
USF Aponiã

Unidades da zona Sul (Horário de vacinação das 8h às 17h e atendimento de rotina das 7h às 18h)

UBS Nova Floresta
USF Castanheira
UBS Areal da Floresta
US Santo Antônio (vacina pela manhã)

Unidade da região central (Horário de vacinação das 8h às 17h e atendimento de rotina das 7h às 18h)

USF Pedacinho de Chão

Unidade da zona Norte (Horário de vacinação das 8h às 17h e atendimento de rotina das 7h às 18h)

UBS São Sebastião

Unidade de Saúde Vila Princesa terá vacina contra a covid-19 e atendimento de rotina apenas no período da manhã.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prevenção: fatores de risco modificáveis para câncer

Prevenção: fatores de risco modificáveis para câncer

Veja a entrevsita com a Dra. Gisele Almeida, oncologista:

Primeiro dia da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia lota anfiteatro e celebra o retorno do Dr. Itiro Shirakawa à Rondônia

Primeiro dia da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia lota anfiteatro e celebra o retorno do Dr. Itiro Shirakawa à Rondônia

O primeiro dia da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia começou com grande adesão do público e clima de entusiasmo no Anfiteatro Dra. Maria Silvia

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia inicia hoje

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia inicia hoje

O Núcleo de Psiquiatria de Rondônia (NPR) inicia hoje (17) as atividades da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia. O evento reúne especialistas de

Instituto Yduqs e IDOMED disponibilizam em Rondônia curso gratuito de letramento étnico-racial

Instituto Yduqs e IDOMED disponibilizam em Rondônia curso gratuito de letramento étnico-racial

No mês da Consciência Negra, o Instituto Yduqs e o IDOMED estão disponibilizando gratuitamente o curso de letramento étnico-racial, como parte do pr

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)