Sexta-feira, 8 de julho de 2011 - 18h07
A cobertura na triagem neonatal alcança hoje 95% dos nascidos vivos do estado, um percentual de alto significado para a população, pois se reveste na prevenção e redução da mortalidade provocada pelas patologias triadas. O Serviço de Referência em Triagem Neonatal realizado pela Nativida coloca Rondônia na quarta posição no país, na cobertura do PNTN, sendo superado apenas pelos estados de São Paulo, Santa Catariana e Minas Gerais.
Para garantir esse resultado positivo para Rondônia, possui uma rede de coleta dos exames com a participação dos governos estadual, municipal e federal proporcionando uma mobilização mais ampla em torno das ações relacionadas à Triagem Neonatal. São 193 postos de coleta distribuídos pelos 52 municípios.
Atualmente os exames realizados do Programa, através do Sistema Único de Saúde (SUS), são a pesquisa para Fenilcetonúria, Anemia Falciforme e Hipotireoidismo Congênito e outras Hemoglobinopatias, Toxoplasmose, Rubéola, Hiperplasia Adrenal, Sífilis, Citomegalovírus, Chagas e Cromatografia de Aminoácidos, através do conhecido “Teste do Pezinho”.
Por meio da sua equipe multidisciplinar especializada, o Nativida oferece gratuitamente à população, o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento clínico e laboratorial dessas doenças. A equipe composta por pediatra, endocrinologista, hematologista, nutricionista e assistente social acompanha atualmente 1.187 pacientes.
Tecnologia e Qualidade
Precisão nos exames, rapidez na entrega dos resultados, atendimento humanizado e de qualidade são as características do trabalho realizado pelo Serviço de Triagem Neonatal do Nativida. O serviço de referência conta com os melhores e mais modernos equipamentos para execução dos exames laboratoriais. Para manter seu padrão de qualidade em atendimento, o Nativida ministra regularmente treinamentos aos coletadores e outros profissionais da saúde, atualmente envolvendo mais de três mil profissionais em diversos municípios do Estado, formando assim, uma rede de assistência aos recém-nascidos comprometidos com essa importante responsabilidade social.
“Pensamos em atender com qualidade, responsabilidade e compromisso social e passamos esse comprometimento a toda rede envolvida no serviço. Acreditamos que em função dessa visão, conseguimos nos tornar referência no país e os nossos números são a clara demonstração de que é possível oferecer um serviço eficiente à população”, resume o diretor do Nativida, José Carlos Morão.
Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto
O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac
O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do
Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina
Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re
Atendimento pediátrico é assegurado pelo Samd impulsionado pelo governador Marcos Rocha
Pensando na saúde das crianças e na tranquilidade das famílias, o governador de Rondônia, Marcos Rocha determinou a retomada do atendimento pediátri