Terça-feira, 15 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Mutirão para exame preventivo de câncer do colo uterino



A prefeitura de Porto Velho realizará mutirão para coleta de material destinado ao exame preventivo de câncer do colo uterino. O trabalho organizado pela direção da unidade de saúde do bairro São Sebastião I ocorrerá no próximo sábado (14), das 8 às 12 horas, e tem como prioridade o atendimento às mulheres que moram na região. No entanto, de acordo com a diretora da unidade, Silvia Miranda, pessoas de outros setores que também comparecerem serão atendidas.

Ela explica que todas as mulheres sexualmente ativas devem fazer o exame, mas adverte que as adolescentes só receberão atendimento se estiverem acompanhadas do responsável. É necessário que a mulher esteja de posse do Cartão do SUS ou de documentos pessoais como RG e CPF. “Queremos com essa ação alcançar as mulheres que trabalham de segunda a sexta feira e por isso não podem comparecer a unidade de saúde para fazer o exame. O mutirão também pretende atender as mulheres que moram no sítio”, destacou.

Silva Miranda informa que o exame é de suma importância para que a mulher não venha contrair câncer no colo do útero. “Qualquer problema detectado precocemente através do exame poderá ser tratado com mais facilidade e de forma rápida”, comenta. Caso o resultado seja positivo, a paciente é encaminhada para o Centro de Referência da Saúde da Mulher, na Policlínica Rafael Vaz e Silva, com a consulta agendada. Além disso, a paciente recebe todo acompanhamento por parte da unidade. Se for moradora de outro bairro, será acompanhada pelos profissionais da unidade mais próxima de sua casa.

O clínico geral Marcos Almeida, que atende na unidade de saúde do São Sebastião, explica que o câncer do colo uterino é transmitido pelo vírus HPV, durante as relações sexuais. Um dos cuidados básicos para evitar a doença é com relação a higiene pessoal que homem e mulher, principalmente o homem deve ter antes da ato. Ele aconselha também que as mulheres usem preservativos (camisinhas), mesmo sendo casadas, para não contraírem a doença.

Ainda de acordo com o médico, no caso do exame detectar alguma lesão no colo do útero, a mulher deve ser submetida a uma cauterização para tratar o ferimento. Dependendo do grau da lesão, outros procedimentos são adotados no tratamento. “Isso não significa que seja câncer, mas poderá evoluir para doença se não for detectado precocemente ou se a mulher recusar o tratamento”, enfatizou.

Silvia Miranda destacou o apoio do prefeito Roberto Sobrinho e do secretário Williames Pimentel (Semusa) para realizar o mutirão. Ela disse que recentemente fizeram uma campanha conta o câncer de colo do útero na unidade e duas mulheres foram encaminhadas ao Rafael Vaz e Silva para tratamento. “Pedimos que as mulheres participem dessa ação preventivo e compareçam para fazer a coleta do material para o exame”, apelou.


Fonte: Augusto José
Foto: Quintela

Gente de OpiniãoTerça-feira, 15 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cirurgias eletivas devolvem saúde e esperança para pacientes em Porto Velho

Cirurgias eletivas devolvem saúde e esperança para pacientes em Porto Velho

A dor física era constante, e a espera por uma cirurgia que nunca chegava era ainda mais difícil. Para dezenas de mulheres que há anos convivem com do

Gestão Marcos Rocha promove reestruturação com investimentos em unidades de saúde de Rondônia

Gestão Marcos Rocha promove reestruturação com investimentos em unidades de saúde de Rondônia

O governador Marcos Rocha vem promovendo uma reestruturação abrangente da rede hospitalar estadual, com investimentos simultâneos em unidades de saú

Fiscalização do TCE-RO em hospitais estaduais aponta falhas graves na estrutura, pessoal e insumos

Fiscalização do TCE-RO em hospitais estaduais aponta falhas graves na estrutura, pessoal e insumos

As Fiscalizações Permanentes na Saúde realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia tiveram como foco, neste domingo (13/7), hospitais pú

Governador Marcos Rocha investe na infraestrutura da saúde de Rondônia

Governador Marcos Rocha investe na infraestrutura da saúde de Rondônia

O governador Marcos Rocha vem promovendo uma reestruturação abrangente da rede hospitalar estadual, com investimentos simultâneos em diversas unidad

Gente de Opinião Terça-feira, 15 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)