Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Mutirão contra a dengue é concluído na região de Jacy-Paraná


 
Para finalizar a ação, todo o lixo depositado em frentes às casas foi recolhido

Com a coleta de todo o lixo depositado em frente aos domicílios de Jaci-Paraná, a Usina Hidrelétrica Jirau, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e com apoio da Construtora Camargo Corrêa, concluiu nesta sexta-feira, 05, a primeira fase do mutirão de combate à dengue na região. A segunda fase da ação será no distrito de Mutum-Paraná nos dias 10 e 11 e nos diaMutirão contra a dengue é concluído na região de Jacy-Paraná  - Gente de Opiniãos 25 e 26 no ramal São Lourenço.

O mutirão em Jaci-Paraná teve duração de três dias e contou com distribuição de material educativo e orientação à comunidade sobre a necessidade de prevenção e participação de todos. Durante as visitas, os profissionais envolvidos pediram aos moradores para depositar todo o lixo em frente às casas e em quatro lixeiras distribuídas em pontos estratégicos do distrito, todo o resíduo foi coletado.

Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde da Camargo Corrêa, Anderson Cougo, as equipes da construtora distribuíram ainda a “mosquiteca”, uma armadilha para atrair o Aedes aegypti, promovendo a redução do vetor no ambiente. “Cerca de 60 mosquitecas foram distribuídas durante os três dias de ação. Trata-se de um trabalho de sinalização para delimitar os locais de maior concentração do mosquito em Jacy-Paraná. A equipe catalogou todas as armadilhas distribuídas e no prazo de 10 dias retornará para verificar a presença ou não de larva”, detalha.

Na opinião do diretor Cézar Romero da Silva, do posto de Saúde Renato Medeiros (Jacy-Paraná), os índices da doença podem reduzir se a comunidade permanecer mais atenta à prevenção. “A população ainda deixa entulhos nos quintais, que servem de criadouro para o mosquito”, diz. “Essa ação veio fortalecer nosso trabalho porque no contato corpo a corpo diário, já falamos sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito”, relata.

A estudante Ronieli Aparecida Gomes, que reside em Jacy-Paraná afirmou que concorda com a ação desenvolvida pela Usina Jirau. “Acho bom porque as pessoas ficam sabendo como agir para combater a dengue. Isso é muito importante. Aqui na minha casa, por exemplo, quase todo mundo ficou doente e agora sabemos o que fazer pra evitar”, conta.

De acordo com Sueli Biedacha, Coordenadora de Sociooeconomia da Energia Sustentável do Brasil, concessionária da UHE Jirau, o mutirão faz parte das ações previstas no Programa de Saúde Pública da Usina, que estabelece medidas de monitoramento e prevenção de doenças na área envolvida pelo empreendimento. “A Usina Jirau demonstra o comprometimento social com a comunidade que mora no entorno da Usina. Trabalhamos de forma conjunta em prol de um mesmo objetivo”, enfatiza.

Fonte: Comunica

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)