Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Mutirão contra a dengue é concluído na região de Jacy-Paraná


 
Para finalizar a ação, todo o lixo depositado em frentes às casas foi recolhido

Com a coleta de todo o lixo depositado em frente aos domicílios de Jaci-Paraná, a Usina Hidrelétrica Jirau, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e com apoio da Construtora Camargo Corrêa, concluiu nesta sexta-feira, 05, a primeira fase do mutirão de combate à dengue na região. A segunda fase da ação será no distrito de Mutum-Paraná nos dias 10 e 11 e nos diaMutirão contra a dengue é concluído na região de Jacy-Paraná  - Gente de Opiniãos 25 e 26 no ramal São Lourenço.

O mutirão em Jaci-Paraná teve duração de três dias e contou com distribuição de material educativo e orientação à comunidade sobre a necessidade de prevenção e participação de todos. Durante as visitas, os profissionais envolvidos pediram aos moradores para depositar todo o lixo em frente às casas e em quatro lixeiras distribuídas em pontos estratégicos do distrito, todo o resíduo foi coletado.

Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde da Camargo Corrêa, Anderson Cougo, as equipes da construtora distribuíram ainda a “mosquiteca”, uma armadilha para atrair o Aedes aegypti, promovendo a redução do vetor no ambiente. “Cerca de 60 mosquitecas foram distribuídas durante os três dias de ação. Trata-se de um trabalho de sinalização para delimitar os locais de maior concentração do mosquito em Jacy-Paraná. A equipe catalogou todas as armadilhas distribuídas e no prazo de 10 dias retornará para verificar a presença ou não de larva”, detalha.

Na opinião do diretor Cézar Romero da Silva, do posto de Saúde Renato Medeiros (Jacy-Paraná), os índices da doença podem reduzir se a comunidade permanecer mais atenta à prevenção. “A população ainda deixa entulhos nos quintais, que servem de criadouro para o mosquito”, diz. “Essa ação veio fortalecer nosso trabalho porque no contato corpo a corpo diário, já falamos sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito”, relata.

A estudante Ronieli Aparecida Gomes, que reside em Jacy-Paraná afirmou que concorda com a ação desenvolvida pela Usina Jirau. “Acho bom porque as pessoas ficam sabendo como agir para combater a dengue. Isso é muito importante. Aqui na minha casa, por exemplo, quase todo mundo ficou doente e agora sabemos o que fazer pra evitar”, conta.

De acordo com Sueli Biedacha, Coordenadora de Sociooeconomia da Energia Sustentável do Brasil, concessionária da UHE Jirau, o mutirão faz parte das ações previstas no Programa de Saúde Pública da Usina, que estabelece medidas de monitoramento e prevenção de doenças na área envolvida pelo empreendimento. “A Usina Jirau demonstra o comprometimento social com a comunidade que mora no entorno da Usina. Trabalhamos de forma conjunta em prol de um mesmo objetivo”, enfatiza.

Fonte: Comunica

Gente de OpiniãoSexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza, no dia 13 de dezembro, a última campanha preventiva contra o câncer de 2025.

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano

Final de ano é sinônimo de família reunida. Quando as férias escolares se juntam ao recesso de final de ano, o resultado é mais gente dentro de casa

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), busca conscientizar a população sobre a importância desse gesto

Novembro Azul: USF Três Marias realizou ação com grupos de motociclistas

Novembro Azul: USF Três Marias realizou ação com grupos de motociclistas

Em uma iniciativa voltada à conscientização masculina sobre a prevenção do câncer de próstata, a Unidade de Saúde da Família (USF) Três Marias realizo

Gente de Opinião Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)