Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Mulheres agradecem pela nova Lei da Amamentação


Uma solenidade bastante concorrida marcou o encerramento da Semana Mundial de Aleitamento, na manhã desta quinta feira (30), na Maternidade Municipal. Na oportunidade, o prefeito Roberto Sobrinho foi homenageado pelas mulheres que agradeceram pela lei 281, que ampliou a Licença Maternidade, de quatro para seis meses para funcionárias públicas que amamentam  e de sete para quinze dias para os homens quando se tornem pais. O momento teve a participação do secretariado municipal e diversas outras autoridades.

Este ano, a Semana Mundial de Aleitamento, trabalhou o tema “Amamentação na primeira hora, proteção sem demora”, com muitas campanhas e divulgações pelo mundo inteiro. O objetivo é conscientizar o maior número de mães possível, sobre a importância de amamentar, pois o  aleitamento além de ser essencial para o bebê, previne várias doenças na mãe. A diretora da maternidade, Ida Perea, acredita que a conscientização sobre a necessidade de amamentar também é uma questão cultural. “Se nós queremos ser um país de primeiro mundo, então temos que imitar os países de primeiro mundo, adotando os procedimentos que elevam a nossa população social e culturalmente”, disse Ida Perea,  ao classificar como muito boa a prática das políticas sociais da atual administração.

A ampliação da Licença Maternidade foi uma conquista há muito tempo pleiteada pelas mulheres que trabalham no serviço público, mas a novidade também está sendo adotada pela iniciativa privada, uma vez que quem paga os dois meses a mais em que a mulher fica em casa, é o Governo Federal. Uma das maiores incentivadoras  da nova lei é a presidente da Sociedade de Pediatria de Rondônia - SOPERO, pediatra Maia das Graças de Franças. “Um tempo maior dedicado ao recém nascido é muito melhor pra o desenvolvimento da criança, muito mais saudável para a recuperação da mãe e de certa forma,  é lucrativo para o sistema, porque tem menos crianças e mães doentes no pós-parto”, afirmou a especialista.

A Maternidade Municipal, de onde o bebê já sai vacinado e registrado, chegou ao número de cinco mil partos, com um baixíssimo índice de mortalidade, e tem contribuído muito para a campanha da amamentação, orientando as mães já durante os primeiros meses de gravidez quando são feitos os exames pré-natais.

A primeira dama Lucilene Peixoto agradeceu o apoio do marido nas causas que envolvem as mulheres. “Nunca tivemos uma administração tão empenhada em atender as reivindicações das mulheres e o mais importante que não precisou de uma prefeita mulher, mas de um homem sensível às nossas causas”, afirmou Lucilene.

O prefeito Roberto Sobrinho agradeceu as homenagens e ressaltou que as políticas públicas voltadas para as mulheres são desenvolvidas por mulheres em postos-chaves na atual administração. ”O que nós conseguimos fazer para apoiar medidas que beneficiam mulheres, tem sempre  a participação importante de mulheres com sua organização e competência nas mais variadas funções”, finalizou o prefeito, que voltou a anunciar a criação do Centro de Reabilitação pra Mulheres com dependência química, que será implantado em parceria com a Casa Família Rosetta.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho passou a contar, a partir de segunda-feira (2), com carretas equipadas para atendimentos oftalmológicos, por meio do programa Agora Tem

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), referência regional no cuidado oncológico e na promoção da saúde preventiva, inicia

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

O Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Julio Perez Antelo, recebeu no sábado, 24, o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), avaliação

Gente de Opinião Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)