Segunda-feira, 20 de julho de 2015 - 20h20

Método Canguru: parto e atendimento humanizado
A consultora técnica do Ministério da Saúde (MS), especialista no Método Canguru, Zeni Carvalho Lamy, entregou nesta segunda-feira (20), no auditório no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Porto Velho, uma placa e documento de certificação do Hospital de Base Ary Pinheiro como referência estadual no Método Canguru, um modelo de assistência oferecida ao recém-nascido prematuro, de baixo peso, e sua família.
Com o reconhecimento feito pelo Ministério da Saúde (MS), o Hospital de Base Ary Pinheiro – referência no atendimento de média e alta complexidade em Rondônia – entra, definitivamente, para o seleto grupo de unidades hospitalares do Brasil certificadas com atendimento humanizado.
No final do ano passado, o HB teve seu processo de avaliação concluído e passa, a partir de agora, à categoria de Referência Estadual no Método Canguru.
Esse método faz o acompanhamento desde o pré-natal de alto risco, o nascimento e a internação do bebê. A certificação pelo Ministério da Saúde (MS) ocorre após uma série de avaliações feitas por técnicos especializados. No total, a UTI neonatal do HB atendeu de janeiro a julho deste ano, atendeu 66 crianças dentro dos critérios do Método Canguru.
O secretário estadual adjunto de Saúde, Luiz Eduardo Maiorquin, falou sobre a importância do reconhecimento do Ministério da Saúde. Ele destacou o empenho de todos os profissionais que fazem do HB uma referência não apenas em Rondônia, mas na Região Norte.
Durante sua fala, Maiorquin, que representou o governador Confúcio Moura na solenidade, fez um pequeno balanço do avanço do setor de Saúde no Estado. Ele disse que enquanto muitos estados estão administrando apenas o mínimo necessário para manter sua estrutura de atendimento, Rondônia investe pesado na melhoria, descentralização e na ampliação de sua rede física, que estava há mais de 30 anos estagnada.
Maiorquin falou ainda sobre o moderno centro de hemodiálise de Ariquemes, com capacidade para atender até 150 pacientes por dia, sobre o novo pronto-socorro de Cacoal com 20 leitos de UTI, a construção do Hospital Regional de Ariquemes, entre outras conquistas do setor nos últimos cinco anos.
Ele destacou que o centro obstétrico do HB realiza, em média, 3600 partos de alta complexidade por ano, com um índice baixíssimo de mortalidade. Pare ele, a certificação é a coroação de um serviço de excelência, prestado por equipe altamente dedicada.
OBJETIVO
O principal objetivo do programa é oferecer uma atenção humanizada ao recém-nascido prematuro e sua família. Defende o respeito, individualidade e a diminuição do tempo de internação.
O bebê sente dor, se expressa de várias formas comportamentais. Para identificá-las é necessário saber sua história de pré-natal. Desta forma, os pais funcionam como parceiros junto à equipe da Unidade Neonatal, no acompanhamento do desenvolvimento e crescimento desse bebê, explica a consultora Zeni Carvalho Lamy.
De acordo com Zeni Carvalho, a aplicação do método reduz o número de infecções, cai o custo com antibióticos, amplia o atendimento humanizado com a família, protege o bebê e ajuda a derrubar o índice de mortalidade infantil entre prematuros.
TREINAMENTO
O Ministério da Saúde reafirma parceria já estabelecida. Para isso, apresenta importante etapa deste trabalho, oferecendo o curso: Método Canguru e a Atenção Básica: Cuidado Compartilhado.
O curso tem como meta habilitar tutores que irão capacitar profissionais da atenção básica, além de construir uma linha de cuidados para crianças egressas de unidades neonatais, articulando o cuidado recebido no hospital com a Unidade Básica de Saúde (UBS). O curso está previsto para acontecer entre os dias 03 e 05 de agosto deste ano.
Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Decom - Governo de Rondônia
Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Novembro Azul: USF Três Marias realizou ação com grupos de motociclistas
Em uma iniciativa voltada à conscientização masculina sobre a prevenção do câncer de próstata, a Unidade de Saúde da Família (USF) Três Marias realizo

O governo de Rondônia promove, nesta terça-feira (25), uma manhã especial em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, com uma programação que

Organizado pelo Núcleo de Psiquiatria de Rondônia (NPR), com apoio do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA, a III Jornada de Psiquiatria d

Prevenção: fatores de risco modificáveis para câncer
Veja a entrevsita com a Dra. Gisele Almeida, oncologista:
Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)