Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

MP obtém de secretário o compromisso de que não faltarão materiais para cirurgias no HB e JP II


O Ministério Público de Rondônia obteve do Secretário de Estado da Saúde o compromisso de que serão empregados esforços para que não faltem materiais, medicamentos, órteses e próteses necessários para a realização de cirurgias no Hospital João Paulo II e Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho.

A obrigação foi assumida mediante Termo de Ajustamento de Conduta, proposto pelo Promotor de Justiça da Saúde, Hildon de Lima Chaves, e assinado pelo Secretário de Estado da Saúde, Gilvan Ramos de Almeida, e pelo diretor-geral do HB, Francisco Jean Negreiros.

Dentre os compromissos firmados no TAC estão o de realizar a contratação imediata de plantões extras de médicos cirurgiões ortopédicos que se fizerem necessários, respeitando a pontualidade dos pagamentos aos respectivos profissionais, com o objetivo de dobrar a média de cirurgias ortopédicas realizadas habitualmente no HB.

Outra medida a ser adotada versa sobre a transferência, no prazo de 48 horas, de número não inferior a 50 pacientes, atualmente internados no Hospital João Paulo II, para o Hospital de Base.

O TAC foi proposto pelo Ministério Público em decorrência da falta rotineira de materiais para realização de cirurgias e de medicamentos, o que tem contribuído para a suspensão de procedimentos cirúrgicos. Esta situação, por sua vez, ocasiona o aumento das filas de pacientes à espera de cirurgias.

No Termo de Ajuste, o integrante do MP também destaca os transtornos resultantes da reforma do sistema de esgoto do Hospital João Paulo II, que tem contribuído para a manutenção de inúmeros pacientes em condições sub-humanas, dispostos no chão. Outra questão apontada é o aumento da fila de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) à espera de cirurgias ortopédicas, provocando irreparável prejuízo à saúde dos pacientes.

Fonte: MPRO
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes anuncia oferta de Implanon e fortalece políticas de saúde da mulher em Porto Velho

Prefeito Léo Moraes anuncia oferta de Implanon e fortalece políticas de saúde da mulher em Porto Velho

O prefeito Léo Moraes anunciou, nesta quarta-feira (18), que a Prefeitura de Porto Velho passa a oferecer gratuitamente o Implanon na rede municipal d

Prefeitura de Porto Velho convoca mais de 160 profissionais para saúde municipal

Prefeitura de Porto Velho convoca mais de 160 profissionais para saúde municipal

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), publicou, nesta terça-feira (10), o edital de convocação de ma

Governo de RO reestrutura Hospital de Base e garante mais qualidade, segurança e cuidado ao paciente

Governo de RO reestrutura Hospital de Base e garante mais qualidade, segurança e cuidado ao paciente

Em 2025, o governo de Rondônia consolidou a maior reestruturação física e assistencial do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), em Porto Velho, co

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho passou a contar, a partir de segunda-feira (2), com carretas equipadas para atendimentos oftalmológicos, por meio do programa Agora Tem

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)