Porto Velho (RO) domingo, 27 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Moradores vacinados durante força tarefa

Crianças e adultos receberam diferentes doses de vacina, entre elas sarampo e gripe


Moradores vacinados durante força tarefa - Gente de Opinião

A campanha de vacinação realizada no Residencial Orgulho do Madeira imunizou 619 pessoas durante quatro dias de atividades. Ao todo, 27 profissionais, entre servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), colaboradores de associações parceiras e voluntários participaram da ação executada entre os dias 4 e 7 de agosto. 

Crianças menores de 5 anos e adultos com idade entre 20 e 49 anos foram imunizados. Para os pequenos foram disponibilizadas as doses inseridas na vacinação de rotina (tríplice viral, febre amarela, rotavírus) e aos adultos doses contra o vírus do sarampo. 

Os moradores que não se vacinaram contra a gripe também tiveram a oportunidade durante a força tarefa no residencial. É que a Semusa disponibilizou doses que sobraram no estoque devido a baixa procura do público previsto na terceira etapa da campanha. 

Para o apoiador sociocultural, Raymison Corrêa, a campanha alcançou o resultado planejado. “Agradeço a todos os envolvidos neste trabalho. Foi uma experiência exitosa, graças a união de esforços e parceria entre gestão, associação, servidores e voluntários”. 

Segundo a gerente de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, essas ações nas comunidades fazem parte da rotina de trabalho da Secretaria. Porém, em razão da pandemia, muitas atividades que estavam planejadas tiveram que ser canceladas. “Entre elas as vacinações nas escolas, que fazemos regularmente. Sem aula e com o vírus circulando, tivemos que pensar em outra estratégia. Estamos voltando às comunidades agora, seguindo todos os cuidados para evitar disseminação do vírus, pois as crianças precisam estar com as vacinas em dias para que outras doenças não apareçam”. 

Ainda segundo o setor de Imunização, uma ação semelhante deve acontecer no Residencial Cristal da Calama, em data a ser informada nos próximos dias.

Mais Sobre Saúde