Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Ministério da Saúde acompanha mutação do vírus H7N9


Paula Laboissière e Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Saúde informou à Agência Brasil que acompanha os casos de H7N9 – o vírus que atinge aves na Ásia e pode matar humanos – por intermédio do monitoramento de dados informados regularmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para as autoridades brasileiras, a contaminação do vírus em pessoas deve ser observada.

A assessoria de imprensa do ministério ressaltou que o H7N9 é um vírus semelhante ao H5N1, que circula em alguns países da Ásia e Norte da África desde 2005 e sua transmissão entre humanos é rara. O Ministério da Saúde lembra que não há restrição a viagens, para países nos quais foram identificados casos do H5N1.

Os primeiros casos da gripe aviária H7N9 foram confirmados na região de Zhejiang, na China. Para os especialistas, é essencial descobrir a origem da infecção e o modo de transmissão do vírus para os humanos. As suspeitas são de que o vírus tenham sofrido mutações para uma forma capaz de infectar as pessoas.

Por enquanto, as autoridades sanitárias não conseguiram estabelecer relação epidemiológica entre os infectados, associando os casos às áreas geográficas. Há estudos sobre dois casos de pessoas que tiveram contatos com aves e dois casos, com porcos. A possibilidade de os suínos serem a fonte de contágio não foi descartada.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em parceria inédita, Hospital Cooperar passa a realizar Hemodinâmica pelo SUS em Vilhena (RO)

Em parceria inédita, Hospital Cooperar passa a realizar Hemodinâmica pelo SUS em Vilhena (RO)

Vilhena acaba de conquistar um avanço histórico na saúde. A partir de agora, o Hospital Cooperar passa a oferecer exames e procedimentos de Hemodinâ

Cuidado integral: Residência de enfermagem em obstetrícia é aberta pelo governo de RO

Cuidado integral: Residência de enfermagem em obstetrícia é aberta pelo governo de RO

Com o objetivo de especializar profissionais enfermeiros e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, o governo de Rondônia abriu, no dia

Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto

Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto

Encontros com lideranças comunitárias da Bacia Leiteira, em Porto Velho – RO, detalham o estudo e ampliam o cadastramento de domicílios e entrevistas

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?

Na quarta-feira, dia 3, assisti uma entrevista do CEO da empresa que foi contrata pelo governo para proceder o mutirão de cirurgias do SUS.  Na oportu

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)