Terça-feira, 15 de março de 2011 - 12h15
Aprender a eliminar os criadouros foi o foco principal da capacitação realizada pela secretaria municipal de Saúde (Semusa) para 50 militares da 17ª Brigada de Infantaria e Selva, que foram convidados a participar dos próximos mutirões de combate e controle da Dengue organizados pela prefeitura em parceria com a Agevisa, Ministério Público e a 17ª Brigada. A capacitação aconteceu na semana passada e resultou na adesão de dez militares à equipe de agentes comunitários de saúde, que começam a visitação no primeiro mutirão programado para esta semana no bairro Nacional.
A capacitação foi realizada pelo enfermeiro da Semusa, Raimundo Feitoza, que disse ter abordado técnicas necessárias para eliminação dos criadouros, manuseio do larvicida e de como fazer a abordagem dos moradores para entrar nas residências. “Novas capacitações direcionadas para os militares serão realizadas para suprir o trabalho que acontecerá em outras regiões da cidade” – explicou Raimundo.
Uma das preocupações das autoridades sanitárias e reduzir o índice de infestação no município, que chegou a 4%. A secretaria considera a Capital em estado de risco, portanto a atividade intersetorial é considerada uma forma de reduzir o índice. Os agentes da epidemiologia estão fazendo, em toda a cidade, o trabalho de prevenção e tratamento, visitando todas as residências com o objetivo de eliminar focos. "É importante frisar que a responsabilidade do combate à dengue não é apenas do Poder Executivo, mas de todo cidadão. Nós estamos fazendo a parte que nos compete, e precisamos da participação efetiva de cada um"- disse o secretário da Semusa Williames Pimentel.
Palestras
Após o período de formação dos militares a Semusa deve dar continuidade ao ciclo de palestras nas escolas, que durante todo o ano letivo é agendado pelo Núcleo Interinsitucional de Educação em Saúde Municipal (Niemsus). A equipe de profissionais da Semusa realiza o trabalho na comunidade estudantil atendendo os estudantes com orientações e formação. Segundo os enfermeiros palestrantes, o trabalho é muito significativo para o controle e promoção da saúde na capital, pois os jovens estudantes são participativos e formadores de opinião no meio familiar e da comunidade.
A Semusa informa que o trabalho de palestras nas escolas é uma ação que também pode ser estendida para as demais associações de bairros entre outras sociedades civis organizadas. Para requer o trabalho os interessados devem procurar o Niemsus pelo telefone 3901 2930, ou no horário das 8h as 12h e das 14h as 18h na avenida Calama, 4008, no bairro Embratel, próxima a Câmara Municipal.
Fonte: Aurimar Lima
Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Novembro Azul: USF Três Marias realizou ação com grupos de motociclistas
Em uma iniciativa voltada à conscientização masculina sobre a prevenção do câncer de próstata, a Unidade de Saúde da Família (USF) Três Marias realizo

O governo de Rondônia promove, nesta terça-feira (25), uma manhã especial em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, com uma programação que

Organizado pelo Núcleo de Psiquiatria de Rondônia (NPR), com apoio do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA, a III Jornada de Psiquiatria d

Prevenção: fatores de risco modificáveis para câncer
Veja a entrevsita com a Dra. Gisele Almeida, oncologista:
Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)