Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Mesa Temática sobre Saúde


  
A mesa temática sobre Saúde foi uma das mais de onze mil atividades integrantes da programação deste ano da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida desde 2004 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O evento foi realizado na tarde desta sexta-feira (23/10), no auditório da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, sob a responsabilidade conjunta da FIMCA, CEPEM, CEMETRON, ICB5-USP e UNIR, com a presença de acadêmicos, professores e coordenadores de instituições de ensino superior em Porto Velho. 

Coordenada pelo Prof. Ms. Rui Rafael Durlache, a mesa temática contou com a participação, como palestrante, da Profa. Dra. Ana Lúcia Scobar, que abordou o tema “Pesquisa em Doenças Tropicais em Rondônia”, enfatizando a questão das “doenças negligenciadas” que, de acordo com a OMS, “são doenças associadas à situaçao de pobreza, às precárias condições de vida e às iniquidades em saúde”. 

Participaram da mesa, como relator, o pesquisador Mauro Tada, do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia (Cepem/Ipepatro) e, como debatedor, o Prof. Dr. Eduardo Rezende Honda. 

A solenidade de abertura foi prestigiada, ainda, com as presenças do representante da Gerência de Ciência e Tecnologia da SEPLAN/RO, Emanuel Mirtil, e da professora doutora da Unir, Walterlina Brasil. 

Dois trabalhos de pesquisa foram apresentados após a palestra principal. O primeiro, com o título de “INVESTIGAÇÃO DA TAXA DE INFECÇÃO NATURAL DE SIMULÍDEOS (DIPTERA, NEMATOCERA, SIMULIIDADE) POR MANSONELLA SP. EM RONDÔNIA, AMAZÔNIA OCIDENTAL, BRASIL”, apresentado pela mestranda do Instituto de Ciências Biomédicas 5 – USP, Yasmenia Poliana da Silva; e o segundo, “Epidemiologia da malária em Rondônia”, de autoria do doutorando do Programa de Pós-graduaçao de Biologia Experimental da Unir, Dr.Tony Hiroshi Katsuragawa, que também é pesquisador do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais (IPEPATRO), profissional com larga experiência na área de Saúde Pública, Epidemiologia e Parasitologia, com ênfase em malária. 

O objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é despertar a atenção da população para a ciência e tecnologia e apresentar pesquisas realizadas em todo o país. 

Na primeira edição da Semana de C&T, em 2004, foram promovidas 1.848 atividades. Em 2008, o total chegou a 10.859 eventos. Este ano, mais 11 mil atividades foram realizadas em todo o Brasil, tais como mesas temáticas, feiras de ciência em praças públicas, concursos, oficinas e palestras, visitas de pesquisadores às escolas, jornadas de iniciação científica, distribuição de cartilhas de divulgação científica e exibição de filmes e vídeos sobre assuntos relacionados com a ciência são algumas das atividades previstas. 

Fonte: Sergio Melo

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tratamento Fora de Domicílio garante avanço na recuperação de criança com surdez neurossensorial em Rondônia

Tratamento Fora de Domicílio garante avanço na recuperação de criança com surdez neurossensorial em Rondônia

Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação

Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia

Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia

O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) tem sido fortalecido na gestão do governador Marcos Rocha, garantindo atendimento especializado a pacientes que

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena

Com um olhar atento às necessidades da população e determinação para levar saúde de qualidade a todas as regiões do estado, o governador de Rondônia

Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável

Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável

A Clínica Sorriso Mágico, referência em atendimento odontológico humanizado na zona sul de Porto Velho, realiza nos dias 25 e 26 de abril, das 08h à

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)