Terça-feira, 27 de outubro de 2009 - 13h14
A mesa temática sobre Saúde foi uma das mais de onze mil atividades integrantes da programação deste ano da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida desde 2004 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O evento foi realizado na tarde desta sexta-feira (23/10), no auditório da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, sob a responsabilidade conjunta da FIMCA, CEPEM, CEMETRON, ICB5-USP e UNIR, com a presença de acadêmicos, professores e coordenadores de instituições de ensino superior em Porto Velho.
Coordenada pelo Prof. Ms. Rui Rafael Durlache, a mesa temática contou com a participação, como palestrante, da Profa. Dra. Ana Lúcia Scobar, que abordou o tema “Pesquisa em Doenças Tropicais em Rondônia”, enfatizando a questão das “doenças negligenciadas” que, de acordo com a OMS, “são doenças associadas à situaçao de pobreza, às precárias condições de vida e às iniquidades em saúde”.
Participaram da mesa, como relator, o pesquisador Mauro Tada, do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia (Cepem/Ipepatro) e, como debatedor, o Prof. Dr. Eduardo Rezende Honda.
A solenidade de abertura foi prestigiada, ainda, com as presenças do representante da Gerência de Ciência e Tecnologia da SEPLAN/RO, Emanuel Mirtil, e da professora doutora da Unir, Walterlina Brasil.
Dois trabalhos de pesquisa foram apresentados após a palestra principal. O primeiro, com o título de “INVESTIGAÇÃO DA TAXA DE INFECÇÃO NATURAL DE SIMULÍDEOS (DIPTERA, NEMATOCERA, SIMULIIDADE) POR MANSONELLA SP. EM RONDÔNIA, AMAZÔNIA OCIDENTAL, BRASIL”, apresentado pela mestranda do Instituto de Ciências Biomédicas 5 – USP, Yasmenia Poliana da Silva; e o segundo, “Epidemiologia da malária em Rondônia”, de autoria do doutorando do Programa de Pós-graduaçao de Biologia Experimental da Unir, Dr.Tony Hiroshi Katsuragawa, que também é pesquisador do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais (IPEPATRO), profissional com larga experiência na área de Saúde Pública, Epidemiologia e Parasitologia, com ênfase em malária.
O objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é despertar a atenção da população para a ciência e tecnologia e apresentar pesquisas realizadas em todo o país.
Na primeira edição da Semana de C&T, em 2004, foram promovidas 1.848 atividades. Em 2008, o total chegou a 10.859 eventos. Este ano, mais 11 mil atividades foram realizadas em todo o Brasil, tais como mesas temáticas, feiras de ciência em praças públicas, concursos, oficinas e palestras, visitas de pesquisadores às escolas, jornadas de iniciação científica, distribuição de cartilhas de divulgação científica e exibição de filmes e vídeos sobre assuntos relacionados com a ciência são algumas das atividades previstas.
Fonte: Sergio Melo
Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares
A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º d

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia
O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida
Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)