Domingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Membros do TCE, MPE e MPC querem solução para o JP



Uma comitiva formada pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado Paulo Curi, Edílson de Sousa e Wilber Coimbra, pela procuradora-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Érika Patrícia Saldanha, pelos procuradores do Ministério Público Estadual, Héverton Aguiar e Gilberto Barbosa, além da promotora de Justiça, Emilia Oiye, esteve, na última sexta-feira (10), no Hospital de Pronto-Socorro João Paulo II, para uma reunião com o diretor-geral Sérgio Paulo de Mello Mendes e o secretário estadual de Saúde, Orlando Ramires (Ouça AQUI, entrevista concedida ao jornalista Maurício Calixto na Rádio Rondônia FM).

No encontro, que teve como objetivo principal encontrar soluções imediatas para a situação precária em que se encontra o pronto-socorro, o diretor-geral Sérgio Paulo apresentou às autoridades um diagnóstico atualizado do João Paulo II, classificando como preocupante a questão da perda de oxigênio destinado aos equipamentos de UTI, em decorrência da falta de pressão ao final de cada cilindro utilizado.

Outra questão preocupante que a comitiva ouviu do diretor-geral foi o crescimento considerável do atendimento a acidentados, em decorrência do trânsito em Porto Velho. Segundo Sérgio Paulo, hoje o trânsito é a maior causa de atendimento traumatológico, tanto de urgência quanto emergencial.

Já o secretário estadual de Saúde, Orlando Ramires, disse que a procura ou o encaminhamento de pacientes ao João Paulo, em sua maioria, é feito de forma equivocada, pois muitos casos de atendimento poderiam ser realizados nos postos de saúde. Outro ponto levantado pelo secretário é o atendimento a pacientes vindos de outros municípios, o que corresponde a 22% de todos os atendimentos no pronto-socorro.

Ao final da exposição, tanto o diretor-geral do João Paulo quanto o secretário estadual de Saúde afirmaram que o maior problema atualmente dos hospitais públicos do Estado e, principalmente, do João Paulo II é a ortopedia. Para eles, a necessidade crescente de leitos para internações traumatológicas e as cirurgias ortopédicas são decorrentes do aumento desordenado da população, refletindo diretamente no crescimento dos acidentes de trânsito.

MEDIDAS URGENTES

Após ouvir as explanações, conselheiros e procuradores falaram que medidas urgentes devem ser tomadas para corrigir os problemas estruturais da unidade hospitalar e cobraram do diretor-geral levantamento das necessidades imediatas do João Paulo, como número de leitos, oxigênio, usina, entre outros. Também solicitaram que o diretor apresente um relatório de atendimento e a discriminação de suas causas.

Ao término da reunião, os conselheiros e procuradores convocaram o secretário estadual de Saúde, os diretores-gerais do João Paulo II, Hospital de Base e do Detran, além de um representante do governador, para uma reunião, nesta terça-feira (14), na sede do Ministério Público do Estado, para definir as providências a serem adotadas.

Antes de deixarem o hospital, as autoridades realizaram uma visita às dependências do João Paulo, como a UTI, Raios X, Traumatologia, Emergência e o setor de Classificação de Risco, quando puderam constatar a situação da unidade hospitalar.


Fonte: TCERO
 

Gente de OpiniãoDomingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Domingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)