Terça-feira, 15 de novembro de 2011 - 08h43
Pela primeira vez na América Latina, os médicos brasileiros realizarão duas cirurgias de ponte de safena sem abrir o peito dos pacientes. O procedimento robótico faz o doente sangrar menos, ter menor risco de infecção, além de receber alta da UTI mais rapidamente.
São, ao todo, 12 profissionais que realizarão hoje e amanhã a operação no Hospital Israelita Albert Eistein, em São Paulo. Atualmente, a cirurgia de ponte de safena exige que o peito do paciente seja aberto por meio de incisão de mais de 30cm de comprimento.
Com os sistemas robóticos, será possível operar o coração por meio de três pequenas incisões no peito, com cerca de um centímetro de diâmetro cada. O trabalho do médico é o de guiar as mãos de um robô, usando um joystick parecido com o dos videogames.
Um cirurgião humano, por mais habilidoso que seja, está sempre sujeito a pequenos tremores de mão, causando danos ao paciente. A operação será feita pela equipe do cirurgião cardíaco, Robinson Poffo, que desfaz o mito de que o robô trabalha sozinho nesses casos.
De acordo com o médico, não é qualquer paciente que se encaixa no perfil da cirurgia cardíaca por robô. As principais indicações são o tratamento de problemas de válvulas cardíacas, cardiopatias congênitas e correção da fibrilação atrial.
A Cirurgia Cardíaca Minimamente Invasiva Videoassistida já é utilizada há mais de 10 anos na Europa e nos Estados Unidos. O médico anestesista Alexandre Teruya, que faz parte da equipe, disse ao repórter Leandro Andrade que adota o mesmo procedimento das cirurgias convencionais.
Atualmente, são realizadas 50 mil cirurgias cardíacas por no ano, no Brasil. Desse total, a metade é de ponte de safena.
Fonte: Rádio Jovem Pan
Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação
Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia
O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) tem sido fortalecido na gestão do governador Marcos Rocha, garantindo atendimento especializado a pacientes que
Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena
Com um olhar atento às necessidades da população e determinação para levar saúde de qualidade a todas as regiões do estado, o governador de Rondônia
Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável
A Clínica Sorriso Mágico, referência em atendimento odontológico humanizado na zona sul de Porto Velho, realiza nos dias 25 e 26 de abril, das 08h à