Sábado, 18 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Médicos param em dia de mobilização nacional


Na data em que se comemora o Dia do Médico, 18 de outubro, médicos de todo o Brasil se mobilizam para reivindicar melhorias de trabalho com ênfase em valorização salarial, condições dignas de atendimento à população e o eixo do financiamento centrado na defesa da regulamentação da emenda constitucional 29.

A falta de condições de trabalho, segundo o tesoureiro do CFM (Conselho Federal de Medicina) – médico Hiran Gallo, é uma das principais causas dos supostos erros médicos. “Setenta por cento dos supostos erros médicos denunciados em todo o País são decorrentes das péssimas condições de trabalho. Um exemplo disso é o desfibrilador, um aparelho fundamental e que falta em muitos hospitais”, destaca o médico.

Hiran Gallo explica que o CFM não faz política classista, “isso é responsabilidade dos sindicatos e associações”, mas intervém pelo médico tendo em vista a melhoria no atendimento ao público. “Os médicos paralisarão suas atividades por pelo menos 30 minutos num ato simbólico de revolta e comoção nacional em prol, principalmente, dos profissionais que atendem a região Nordeste. Eles são castigados com baixos salários e péssimas condições de trabalho”, explica Hiran Gallo.

Para moldar a criação de comissões estaduais com representação dos Conselhos Regionais, sindicatos e associações estaduais. Uma comissão com representantes do CFM, Associação Médica Brasileira e Federação Nacional dos Médicos foi formada na última terça-feira. A comissão foi formalizada durante reunião das instituições em Brasília.

“O próprio Ministro da Saúde - José Gomes Temporão - participou da reunião e reconheceu a legitimidade das reivindicações dos profissionais que trabalham com o SUS (Sistema Único de Saúde)”.  

Fonte: Cremero

Gente de OpiniãoSábado, 18 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Carreta da Saúde da Mulher oferece exames e diagnósticos em Porto Velho

Carreta da Saúde da Mulher oferece exames e diagnósticos em Porto Velho

Nesta sexta-feira (17), Porto Velho iniciou os atendimentos da Carreta da Saúde da Mulher. A unidade móvel itinerante é totalmente equipada, com equip

Carretas da saúde da mulher do Agora Tem Especialistas levam exames e diagnósticos de câncer para Porto Velho (RO)

Carretas da saúde da mulher do Agora Tem Especialistas levam exames e diagnósticos de câncer para Porto Velho (RO)

O programa Agora Tem Especialistas levará para Porto Velho, em Rondônia, carreta da saúde da mulher, que, a partir desta sexta-feira (17), inicia a

O mutirão de cirurgias da Sesau é sucesso

O mutirão de cirurgias da Sesau é sucesso

O mutirão de cirurgias, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), vem dando resultados muito positivos, o que tem mostrado que esse é o mo

Gente de Opinião Sábado, 18 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)