Quarta-feira, 10 de outubro de 2007 - 08h15
Na data em que se comemora o Dia do Médico, 18 de outubro, médicos de todo o Brasil se mobilizam para reivindicar melhorias de trabalho com ênfase em valorização salarial, condições dignas de atendimento à população e o eixo do financiamento centrado na defesa da regulamentação da emenda constitucional 29.
A falta de condições de trabalho, segundo o tesoureiro do CFM (Conselho Federal de Medicina) médico Hiran Gallo, é uma das principais causas dos supostos erros médicos. Setenta por cento dos supostos erros médicos denunciados em todo o País são decorrentes das péssimas condições de trabalho. Um exemplo disso é o desfibrilador, um aparelho fundamental e que falta em muitos hospitais, destaca o médico.
Hiran Gallo explica que o CFM não faz política classista, isso é responsabilidade dos sindicatos e associações, mas intervém pelo médico tendo em vista a melhoria no atendimento ao público. Os médicos paralisarão suas atividades por pelo menos 30 minutos num ato simbólico de revolta e comoção nacional em prol, principalmente, dos profissionais que atendem a região Nordeste. Eles são castigados com baixos salários e péssimas condições de trabalho, explica Hiran Gallo.
Para moldar a criação de comissões estaduais com representação dos Conselhos Regionais, sindicatos e associações estaduais. Uma comissão com representantes do CFM, Associação Médica Brasileira e Federação Nacional dos Médicos foi formada na última terça-feira. A comissão foi formalizada durante reunião das instituições em Brasília.
O próprio Ministro da Saúde - José Gomes Temporão - participou da reunião e reconheceu a legitimidade das reivindicações dos profissionais que trabalham com o SUS (Sistema Único de Saúde).
Fonte: Cremero
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares
A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º d

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia
O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)