Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Médicos param em dia de mobilização nacional


Na data em que se comemora o Dia do Médico, 18 de outubro, médicos de todo o Brasil se mobilizam para reivindicar melhorias de trabalho com ênfase em valorização salarial, condições dignas de atendimento à população e o eixo do financiamento centrado na defesa da regulamentação da emenda constitucional 29.

A falta de condições de trabalho, segundo o tesoureiro do CFM (Conselho Federal de Medicina) – médico Hiran Gallo, é uma das principais causas dos supostos erros médicos. “Setenta por cento dos supostos erros médicos denunciados em todo o País são decorrentes das péssimas condições de trabalho. Um exemplo disso é o desfibrilador, um aparelho fundamental e que falta em muitos hospitais”, destaca o médico.

Hiran Gallo explica que o CFM não faz política classista, “isso é responsabilidade dos sindicatos e associações”, mas intervém pelo médico tendo em vista a melhoria no atendimento ao público. “Os médicos paralisarão suas atividades por pelo menos 30 minutos num ato simbólico de revolta e comoção nacional em prol, principalmente, dos profissionais que atendem a região Nordeste. Eles são castigados com baixos salários e péssimas condições de trabalho”, explica Hiran Gallo.

Para moldar a criação de comissões estaduais com representação dos Conselhos Regionais, sindicatos e associações estaduais. Uma comissão com representantes do CFM, Associação Médica Brasileira e Federação Nacional dos Médicos foi formada na última terça-feira. A comissão foi formalizada durante reunião das instituições em Brasília.

“O próprio Ministro da Saúde - José Gomes Temporão - participou da reunião e reconheceu a legitimidade das reivindicações dos profissionais que trabalham com o SUS (Sistema Único de Saúde)”.  

Fonte: Cremero

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com foco na saúde, Marcos Rocha entrega Clínica de Neurologia totalmente reformada

Com foco na saúde, Marcos Rocha entrega Clínica de Neurologia totalmente reformada

O governador Marcos Rocha entregou a nova Clínica de Neurologia do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho. A reforma faz parte do trabalh

Gestão Marcos Rocha fortalece atendimentos em saúde com reforma do Cemetron

Gestão Marcos Rocha fortalece atendimentos em saúde com reforma do Cemetron

As ações desenvolvidas pelo governador Marcos Rocha, voltadas às reformas estruturais, aquisição de equipamentos e ampliação de unidades hospitalare

Governo Marcos Rocha inicia reforma histórica e reestruturação no Pronto-Socorro João Paulo II

Governo Marcos Rocha inicia reforma histórica e reestruturação no Pronto-Socorro João Paulo II

Unidade que por décadas simbolizou o abandono da saúde pública, agora recebe investimentos, melhorias estruturais e reorganização no fluxo de atendi

Fiscalização semanal do TCE constata obras quase finalizadas na ala de neurologia do HB

Fiscalização semanal do TCE constata obras quase finalizadas na ala de neurologia do HB

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou, nesta sexta-feira (27/6), mais uma fiscalização no Hospital de Base Ary Pinheiro, em P

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)