Sexta-feira, 5 de junho de 2009 - 18h07
O Conselho Federal de Medicina encerrou nesta sexta-feira, 05-06, o II Fórum Nacional de Cooperativismo Médico. O evento, considerado um sucesso pelos participantes, foi coordenado pelo médico rondoniense, Hiran Gallo, conselheiro federal e diretor-tesoureiro do CFM, que destacou a realização do Fórum como uma excelente oportunidade para alavancar o cooperativismo médico e como forma de revigorar os parâmetros de ética médica e atendimento a população.
Durante dois dias (quinta e sexta-feira) representantes de entidades médicas e das Unimeds debateram em mesas-redondas e conferências novos paradigmas para o cooperativismo médico, cooperativismo médico no Sistema Único de Saúde (SUS) e reafirmaram os valores de solidariedade, democracia e ajuda mútua como conceitos que devem continuar permeando as relações entre cooperados.
Comandando a principal mesa de trabalho do Fórum ao lado do vice-presidente do CFM, médico Roberto DÁvila, o conselheiro Hiran Gallo demonstrou porque tem o respeito e o reconhecimento da classe médica de Rondônia. O nosso colega Hiran é uma pessoa bem articulada, trabalhador e correto em suas ações. Representa com grandeza a classe médica de Rondônia e do Brasil, confidenciou Roberto DÁvila, durante sua visita a Rondônia, em fevereiro desse ano.
Outro assunto que chamou a atenção no Fórum foi quanto à implantação da TISS, que alguns segmentos da medicina classificam como uma medida deplorável: a norma fere a garantia constitucional do direito à intimidade e à vida privada e o sigilo médico. Precisamos defender os interesses de nossos pacientes, entendem alguns desses segmentos.
O II Fórum Nacional de Cooperativismo Médico foi realizado em Brasília e é uma promoção do Conselho Federal de Medicina, da Federação Nacional dos Médicos e da Associação Médica Brasileira. Ao final do encontro as entidades médicas redigiram a Carta de Brasília, que terá ampla divulgação nos próximos dias.
Fonte: Cremero
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas
Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)