Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Médico perito ajudava fraudadores em Manaus


Amanda Mota
Agência Brasil

Manaus - A Polícia Federal, com o apoio do Ministério da Previdência Social e do Ministério Público Federal, já prendeu dez integrantes da organização criminosa que fraudava o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Manaus. As prisões foram hoje (20) durante a Operação Hígia.

De acordo com o superintendente da PF no Amazonas, José Renan Ribeiro, “o caso possivelmente já está encerrado, apesar de não descartarmos a possibilidade de novas investigações para outros crimes”.

O gerente regional do INSS, André Fidelis, informou que entre os servidores do instituto envolvidos na fraude está o médico perito Antônio Nogueira e o servidor administrativo Maxwell Borges.

"A quantidade de pessoas beneficiadas nós ainda não sabemos. O que de fato existe é a participação comprovada de três servidores do INSS nesse esquema. São dois servidores administrativos e um médico perito", disse Fidelis.

Desde 2003 existe entre o INSS e a PF um acordo técnico para inibir as fraudes no órgão. A ação conjunta já resultou, em 2006, a prisão de 58 servidores envolvidos em esquemas fraudulentos. No ano passado, foram presos 27 servidores.

A Operação Hígia desarticulou um esquema de fraudes na concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez na capital amazonense. Até o momento, segundo a PF, pelo menos 50 pessoas estavam sendo financeiramente beneficiadas pelo esquema, com valores que variavam de R$ 380 a R$ 20 mil por mês.

"A pessoa arranjava um atestado médico falso e o médico do INSS provavelmente acatava esse exame, o que permitia a liberação do benefício de auxílio doença ou aposentadoria por invalidez. Isso não significa, contudo, que os nossos sistemas são falhos. Pelo contrário, estão cada vez mais rigorosos. O que acontece, muitas vezes, é que os documentos são fraudados e não dá para nossos agentes administrativos, que não são peritos, identificarem os papéis que não são legítimos. Ainda assim, a cada ano estamos melhorando consideravelmente, com a previsão de eliminar de uma vez por todas as fraudes que ocorrem dentro da Previdência", explicou o gerente do INSS, André Fidelis.

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com foco na saúde, Marcos Rocha entrega Clínica de Neurologia totalmente reformada

Com foco na saúde, Marcos Rocha entrega Clínica de Neurologia totalmente reformada

O governador Marcos Rocha entregou a nova Clínica de Neurologia do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho. A reforma faz parte do trabalh

Gestão Marcos Rocha fortalece atendimentos em saúde com reforma do Cemetron

Gestão Marcos Rocha fortalece atendimentos em saúde com reforma do Cemetron

As ações desenvolvidas pelo governador Marcos Rocha, voltadas às reformas estruturais, aquisição de equipamentos e ampliação de unidades hospitalare

Governo Marcos Rocha inicia reforma histórica e reestruturação no Pronto-Socorro João Paulo II

Governo Marcos Rocha inicia reforma histórica e reestruturação no Pronto-Socorro João Paulo II

Unidade que por décadas simbolizou o abandono da saúde pública, agora recebe investimentos, melhorias estruturais e reorganização no fluxo de atendi

Fiscalização semanal do TCE constata obras quase finalizadas na ala de neurologia do HB

Fiscalização semanal do TCE constata obras quase finalizadas na ala de neurologia do HB

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou, nesta sexta-feira (27/6), mais uma fiscalização no Hospital de Base Ary Pinheiro, em P

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)