Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Médica trabalha 48 horas sem descanso em RO


 

O fato aconteceu no Hospital Regional de Cacoal. Uma médica chegou a trabalhar durante 48 seguidas sem descanso. A médica não quis se identificar por medo de represália. O caso está sendo acompanhado pelo Sindicato Médico de Rondônia que nas próximas horas pode denunciar o caso ao Ministério Público Estadual. “Isso é desumano. Nenhum trabalhador consegue ficar bem trabalhando tantasMédica trabalha 48 horas sem descanso em RO - Gente de Opinião horas seguidas”, denuncia Dr. Rodrigo Almeida, presidente do SIMERO.

Médicos estão tendo que trabalhar várias horas seguidas, sem folga, na Unidade de Tratamento Intensivo do hospital, um dos setores mais problemáticos. Segundo o presidente do sindicato, se o médico não aceitar a escala imposta pelo diretor clínico, sofre perseguição política e retaliações. A escala planejada pelo diretor clínico do Hospital Regional de Cacoal obriga os profissionais de medicina a fazer plantões seguidos sem folga e correndo sérios riscos para saúde do profissional e até mesmo dos pacientes atendidos.

Dr. Rodrigo denuncia ainda que médicos de outros setores estão dando plantão dentro da UTI sem mesmo serem capacitados para a função. Por falta de especialista no quadro da Secretaria Estadual de Saúde, clínico geral é chamado às pressas para cobrir plantão na UTI do Hospital Regional de Cacoal. O presidente do Sindicato Médico afirma que clínico geral não deve cuidar de pacientes em uma unidade de tamanha complexidade. “A população fica sem atendimento adequado”.

Acadêmicos de medicina

O Sindicato Médico também denuncia que acadêmicos de medicina muitas vezes fazem o papel de médico dentro dos hospitais. De acordo com Almeida, no pronto socorro João Paulo II em Porto Velho, estudantes estão visitando pacientes nas enfermarias e macas por falta de médico. Para ele o acadêmico que faz esse tipo de assistência pode estar cometendo o crime de exercício ilegal da profissão. Para fazer a visita ao paciente, explica Dr. Rodrigo, o estudante deve primeiro estar acompanhado de um médico supervisor, também chamado de preceptor, e ainda ter a autorização do estabelecimento hospitalar.

Fonte: Adão Gomes / SIMERO

 

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tratamento Fora de Domicílio garante avanço na recuperação de criança com surdez neurossensorial em Rondônia

Tratamento Fora de Domicílio garante avanço na recuperação de criança com surdez neurossensorial em Rondônia

Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação

Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia

Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia

O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) tem sido fortalecido na gestão do governador Marcos Rocha, garantindo atendimento especializado a pacientes que

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena

Com um olhar atento às necessidades da população e determinação para levar saúde de qualidade a todas as regiões do estado, o governador de Rondônia

Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável

Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável

A Clínica Sorriso Mágico, referência em atendimento odontológico humanizado na zona sul de Porto Velho, realiza nos dias 25 e 26 de abril, das 08h à

Gente de Opinião Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)