Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Malária castiga crianças na região amazônica


  
 
Apesar de os números de casos terem diminuído consideravelmente, a malária ainda é a doença que mais atinge crianças e adolescentes na região amazônica, e, conseqüentemente, a que mais preocupa médicos, pais e os governos.

O alerta, dado pelo médico pediatra Alexandre Saraiva, permeou alguns dos debates realizados sobre a doença, no último final de semana, durante o Curso de Educação Médica Continuada, promovido, em seu segundo ano consecutivo, pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Além da malária, Alexandre Saraiva orientou um grupo de médicos pediatras, da capital e do interior do Estado, sobre a identificação e tratamento da meningite e da dengue. Com o tema pediatria, durante dois dias, o curso tratou de temas específicos à área. Hematúria, proteinúria, doença reumática, trauma crânio encefálico e casos clínicos foram os outros temas da palestra.

Alexandre Saraiva lembrou que, apesar de a malária estar sendo combatida e ter cura, a doença ainda assusta pelo alto número de incidência. O tratamento incorreto e a falta de acompanhamento médico adequado, segundo ele, podem resultar em óbito.

Para diminuir o número de mortes por malária, o médico afirma que, além do trabalho de combate ao mosquito, é importante que todos os postos de saúde estejam bem equipados e tenham médicos suficientes para acompanhar os casos. "As condições de trabalho para o médico é fundamental. Às vezes o mosquito da malária está alojado dentro do próprio posto de saúde", adverte Alexandre Saraiva.

Fonte: Cremero/Carlos Araújo – MTb 162-RO
 


Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ação pelo Dia da Mulher soma mais de 700 atendimentos em Porto Velho

Ação pelo Dia da Mulher soma mais de 700 atendimentos em Porto Velho

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último domingo (8), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sem

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho

A vacina contra a influenza está disponível para toda a população de Porto Velho a partir desta segunda-feira, 2 de março, conforme as diretrizes do M

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Neste sábado (28), Luana Wasczuk chegou cedo ao Centro de Especialidades Médicas Dr. Rafael Vaz e Silva. Ela soube pela imprensa da ação em Porto Vel

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

A vacina contra Mpox está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. O imunizante não

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)