Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Limpeza de canais vai evitar alagamentos


“Nunca, em toda a história de Porto Velho, outra administração tinha se preocupado e agido para combater um problema tão grave como este”. A afirmação é do secretário municipal de Obras, Edson Silveira. Segundo ele, por conta da sensibilidade e determinação do prefeito Roberto Sobrinho, esta é a primeira vez que a Semob atua de forma providencial na limpeza, alargamento e aprofundamento dos canais que cortam grande parte dos bairros da cidade. “Estamos no meio da maior bacia hidrográfica do mundo, estamos cercados de córregos, igarapés e canais”, destacou o prefeito Roberto Sobrinho ao salientar que o processo de ocupação da região sempre teve que conviver com estes problemas, entretanto, nunca se encarou o serviço como algo preventivo e cativo da atenção do poder público.
Exemplos desse trabalho de limpeza de canais são o Canal do Tancredo Neves e o Canal dos Tanques. No primeiro, que é o maior da zona leste da cidade, o volume de água que passa pelo córrego não era suportável e as alagações eram constantes, em bairros como Parque Ceará, Lagoa, Lagoinha e Tancredo Neves. A alternativa encontrada pela Semob foi aumentar a vazão da água e diminuir em muito o risco de alagações na região. No Tancredo Neves, o canal foi rebaixado em 1,5 metro e alargado dos dois lados. “Desta forma temos capacidade de receber inclusive os lançamentos das drenagens de grande parte das ruas que serão asfaltadas na zona leste da cidade”, disse o secretário de Obras.
Também já foi feita a limpeza de outros córregos importantes, como o Canal da Penal, no 4 de Janeiro e canais menores, nos bairros Jardins das Mangueiras, Lagoa , Lagoinha e Aponiã.
Prefeitura transforma esgoto em área de lazer
O Canal dos Tanques, que é um dos maiores córregos que corta a cidade de Porto Velho já passa por intervenções importantes que vão transformar o que é hoje esgoto a céu aberto num dos espaços de lazer mais bonitos de Porto Velho. Isso porque a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Obras, trabalha na limpeza e urbanização de 510 metros do canal, que compreende o trecho entre a Rodoviária e a Avenida Jorge Teixeira, no bairro Embratel.
Lá são investidos R$ 2 milhões e 800 mil para colocação da bolsacreto, que é uma tecnologia inovadora feita a partir de um módulo têxtil de vários tamanhos padronizados, confeccionado com tecido de combinações sintéticas, com fios de alta tração, retorcidos e fibrilizados, semi-permeável para moldagem "in loco" dentro ou fora d'água, com concreto fino, argamassa ou solo-cimento injetável, sem necessidade de ensecadeira, de corta-rio e de esgotamentos. Se destaca, sobretudo, pela característica de não permitir a entrada de água de fora para o interior da forma têxtil e por drenar o excesso de água do interior para fora, garantindo a qualidade do concreto no que se refere a textura, estrutura, resistência à tração, resistência nos ensaios de compressão e de durabilidade.
Também será construída pista de caminhada, iluminação pública e área de lazer. E não é só o embelezamento que vai ser motivo de satisfação para a população da capital. Segundo o prefeito Roberto Sobrinho este serviço fará a diminuição da poluição do córrego. “Hoje a população lança o esgoto diretamente no canal e com essa obra, isso vai acabar”, destacou o prefeito.
A empresa contratada pela Prefeitura foi a Máster Serv Controle de Erosão Ltda, de São Paulo e a tecnologia empregada nesta obra é a mesma utilizada no Parque da Maternidade, em Rio Branco, que corta o centro da capital acreana.
Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º d

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia

O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)