Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Liminar determina que estado forneça medicamento a idosa



O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Ariquemes, teve liminar deferida pela Justiça, para que o Estado providencie, de imediato, o fornecimento do medicamento Calcort 30 mg a uma idosa vítima de plaquetopenia crônica.

A liminar foi concedida em Mandado de Segurança impetrado pelo Promotor de Justiça Nelson Liu Pitanga. De acordo com indicação médica, a idosa necessita de três caixas do medicamento, por mês. Ocorre que o remédio, o qual custa em torno de R$ 97,64 a caixa, não é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por não integrar as Portarias Regulamentadoras do Ministério da Saúde. A paciente, no entanto, não tem como dispor dos valores para a compra do Calcort 30 mg sem que isso comprometa seu próprio sustento. Outro agravante é que a medicação prescita à paciente, em iminente situação de risco, não pode ser substituída.

O Promotor de Justiça Nelson Liu Pitanga requereu que, ao final, o pedido seja julgado procedente, obrigando-se o Estado de Rondônia a fornecer o Calcorte 30 mg, continuamente à idosa.

Fonte: Ascom/MPRO Juliane Bandeira DRT 808/RO  

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza, no dia 13 de dezembro, a última campanha preventiva contra o câncer de 2025.

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano

Final de ano é sinônimo de família reunida. Quando as férias escolares se juntam ao recesso de final de ano, o resultado é mais gente dentro de casa

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), busca conscientizar a população sobre a importância desse gesto

Novembro Azul: USF Três Marias realizou ação com grupos de motociclistas

Novembro Azul: USF Três Marias realizou ação com grupos de motociclistas

Em uma iniciativa voltada à conscientização masculina sobre a prevenção do câncer de próstata, a Unidade de Saúde da Família (USF) Três Marias realizo

Gente de Opinião Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)