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IPEA: Ação social cresce, mas responsabilidade social ainda é pequena


Agência O Globo RIO - No Brasil, a participação de empresas em ações de responsabilidade social aumentou entre 2000 e 2004, passando de 59% para 69%. Em outras palavras, em 2004, cerca de 600 mil empresas atuavam socialmente de forma voluntária no país. Embora a região Nordeste liderasse o ranking nacional, com incremento de 55%, em 2000, para 74%, em 2004, no Sul foi registrado o maior aumento na proporção de empresas que desenvolvem ações sociais: de 46% para 67%. As conclusões são da Pesquisa Ação Social das Empresas, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ligado ao Ministério do Planejamento. A coordenadora adjunta do levantamento, Luana Pinheiro, ressalta que isso não significa que essas empresas sejam responsáveis socialmente. - O conceito de responsabilidade social é amplo e inclui a relação da empresa com os consumidores, com a comunidade, com fornecedores, com o meio ambiente e com o governo - disse, acrescentando que a pesquisa focou a relação da empresa com a comunidade. - O que observamos é que as ações desenvolvidas hoje ainda são muito pontuais, fragmentadas, e não têm garantido continuidade. Segundo ela, isso está relacionado ao fato de que a maior parte das empresas brasileiras é de micro porte. Na amostra da pesquisa, 68% eram empresas com até 10 empregados, cuja atuação social é no sentido de atender a uma demanda específica da comunidade. O fator econômico-financeiro também influi na atuação social. O estudo mostra que há um maior número de empresas atuando nessa área, mas com menor nível de recursos investidos. - São poucas as que têm compromisso efetivo com o tema, que desenvolvem projetos e colocam recursos nessa área - avalia. Ela pondera que, nas regiões Nordeste e Sudeste, a pesquisa em campo foi feita em 2003, quando houve retração financeira e, portanto, menor disponibilidade de investimentos. Pinheiro lembra que há formas de ação social que não implicam em gastos. Ela cita como exemplo a liberação de funcionários para participação em ações voluntárias, a cessão de espaço na empresa para esse tipo de ação, além da doação de produtos fabricados pela empresa.

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