Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Infecção generalizada é tema do Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva


 
Carolina Pimentel
Agência Brasil

Brasília – A falta de conhecimento do médico para reconhecer uma infecção generalizada é um dos principais desafios para conter o grande número de mortes decorrentes da sepse (termo médico para a infecção) no Brasil. A opinião é do presidente da Sociedade de Terapia Intensiva do Estado do Rio de Janeiro (Sotierj), Moyzes Damasceno.

A capacitação profissional e o tratamento da sepse são temas do 15º Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, que começa hoje (14) em Brasília.

De acordo com as últimas estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 200 mil pessoas morrem por ano de sepse contra, por exemplo, 34 mil mortes em acidentes de trânsito em 2008. Atualmente, a sepse é a principal causa de morte nas unidades de Terapia Intensiva (UTI) e também de mortalidade hospitalar tardia. No Brasil, 65% dos casos da doença levam à morte, enquanto a média mundial é de aproximadamente 40%, conforme o o Instituto Latino-Americano da Sepse (Ilas).

“Os profissionais não estão empenhados, focados em prevenir essas infecções. Há um certo desconhecimento”, disse Damasceno. Uma pesquisa do Ilas com 917 médicos brasileiros de 21 hospitais revelou que somente 27% deles sabem identificar a sepse. Damasceno critica a ausência do ensino da medicina intensiva, especialidade dos médicos das unidades de Terapia Intensiva (UTI), e de como lidar com a sepse na grade curricular das universidades. A matéria não é obrigatória. O médico defende também a adoção de um protocolo de tratamento padrão para a sepse.


 

Gente de OpiniãoSábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia realiza 3.682 cirurgias e investe R$ 34 milhões nos últimos 12 meses

Governo de Rondônia realiza 3.682 cirurgias e investe R$ 34 milhões nos últimos 12 meses

Entre agosto de 2024 e junho de 2025, a gestão do governador de Rondônia, Marcos Rocha realizou um grande avanço no setor da saúde de Rondônia. Fora

Lacen de Rondônia dá um passo importante na saúde pública ao firmar parceria com a cearense DNE Diagnósticos Nordeste

Lacen de Rondônia dá um passo importante na saúde pública ao firmar parceria com a cearense DNE Diagnósticos Nordeste

A tecnologia disponibilizada pela cearense DNE Diagnósticos Nordeste para o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen-RO), por meio do

Biolab Farmacêutica participa do Check-up Vascular no Rio Grande do Norte

Biolab Farmacêutica participa do Check-up Vascular no Rio Grande do Norte

Comprometida com iniciativas que promovem saúde e qualidade de vida, a Biolab Farmacêutica foi apoiadora do Check-up Vascular 2025, ação organizada

Vacinação Sem Fronteira chega à aldeia Lage Novo, em Guajará-Mirim e reforça assistência em saúde

Vacinação Sem Fronteira chega à aldeia Lage Novo, em Guajará-Mirim e reforça assistência em saúde

A equipe de imunização da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) esteve na segunda-feira (8), na aldeia Lage Novo, em Guaj

Gente de Opinião Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)