Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Indígenas são qualificados para diagnosticar malária


Termina amanhã (11) a "Oficina de atualização em microscopia da malária", realizada pela  Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO), com objetivo de aprimorar as técnicas de microscopia utilizadas nas aldeias, pelos Agentes Indígenas de Saúde (AIS).

A oficina começou no dia primeiro deste mês, e conta com a participação de 14 AIS, que atuam nas aldeias localizadas em Porto Velho, Humaitá, Guajará-Mirim e Ji-Paraná. Estes agentes são responsáveis pelo diagnóstico de malária, identificação dos parasitas causadores da doença e ações de epidemiologia, nas áreas de risco.

Aspectos de biossegurança, técnicas de gota espessa, identificação de lâminas, métodos de coloração, limpeza e manutenção de do microscópio e noções terapêuticas, fazem parte do conteúdo programático do treinamento, que possui uma carga horária de 80 horas, distribuída entre aulas teóricas e práticas.

A oficina foi ministrada pelos técnicos do Laboratório Central de Medicamentos (Lacen), Ilnildis Joviniano Braga, Iracema da Silva Mello, Selma Lúcia Souza e Maria Francisca dos Santos, com apoio dos profissionais do Setor de Endemias da Funasa/RO, Amarildo Barroso, Carlos Alberto Ramos e Willes de Almeida.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Com o compromisso de garantir acesso digno e moderno à saúde, o governo de Rondônia lançou o projeto Telemedicina na Policlínica Oswaldo Cruz (POC),

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)