Segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 - 12h17
Porto Velho, 17 de janeiro de 2011 - O governador Confúcio Moura lançou na manhã desta segunda-feira (17), na Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp), em Porto Velho, o Serviço de Atendimento Médico Domiciliar (Samd). “Este é um importante passo para colocarmos em andamento a meta de retirar do chão os pacientes do João Paullo II. Vamos oferecer um atendimento de qualidade e humanizado aos pacientes que tenham condições de serem tratados em seu próprio domicilio”, explicou o governador.
O Samd – que funcionará em duas salas dentro da Unisp - é coordenado pelo médico Leonardo Pinto e tem o objetivo de reintegrar o paciente ao seu núcleo familiar, proporcionando uma assistência humanizada e estimulando a participação da família no tratamento. O serviço busca ainda a redução de custos e a otimização da rotatividade dos leitos hospitalares, “Esse tipo de serviço, além de retirar os pacientes do chão do Pronto Socorro João Paulo II, vai possibilitar também o convívio com a família. Esses pacientes terão uma assistência mais humanizada e integral”, destacou o coordenador.
Para dar suporte ao serviço o Corpo de Bombeiros disponibilizou duas ambulâncias paras as visitas da equipe multidisciplinar e os atendimentos domiciliares. “É muito importante para nós do Corpo de Bombeiros podermos ajudar. Colocamos à disposição, em parceria com a Sesdec, duas viaturas para o atendimento do Samd, para que o serviço já entre em funcionamento e consiga atender os pacientes”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Ubirajara Caetano.
Além das duas ambulâncias do Corpo de Bombeiros, o Samd contará também com dois carros e cinco motocicletas cedidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
De acordo com o coordenador do programa, o Samd vai identificar, localizar, cadastrar e acompanhar o paciente pré-cirúrgico e pós-cirúrgico, além de possibilitar a realização de exames. Entre outros benefícios estão a preparação e agilização do paciente para o ato cirúrgico, o agendamento de cirurgias e identificação do material cirúrgico a ser usado, a internação domiciliar e visitas aos pacientes, a orientação e estímulo aos familiares para os cuidados com o paciente e procedimentos de cuidados com alimentação, medicação, curativos e reabilitação.
Na primeira etapa o serviço vai atender de imediato a necessidade de redução da ocupação de leitos hospitalares, acompanhando os pacientes no estágio de pré e pós-cirurgia. Na segunda etapa, o serviço deve ser estendido para todo tipo de paciente - agudo ou crônico, clínico ou cirúrgico - que possa realizar internação domiciliar.
O Samd é formado por uma equipe multiprofissional composta por: médico, enfermeiro, assistente social, nutricionista, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, psicólogo, farmacêutico e terapeuta ocupacional, além de contar com o apoio de administrador, secretária, motorista, técnico administrativo e de serviços gerais.
Além dos pacientes internados no Hospital de Base Ary Pinheiro e Pronto Socorro João Paulo II, o Samd vai atender também os pacientes do Cemetron e Santa Marcelina.
A solenidade de implantação contou ainda com a presença do vice governador, Airton Gurgacz; do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Muller; do secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, Marcelo Bessa e outras autoridades do Estado.
Fonte: Decom
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)