Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Hospital Infantil Cosme e Damião busca qualidade com a capacitação de enfermeiros



O Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD) está realizando um curso de assistência em enfermagem. A qualificação é voltada para os cuidados de feridas e de curativos. O objetivo do governo do Estado é, através da capacitação de enfermeiros e auxiliares, melhorar a qualidade do atendimento à população. A unidade é o principal centro médico infantil do Estado e em 2008 atendeu 48.462 crianças. A especialização, que começou no último dia 17, segue até a próxima sexta-feira. O curso contará com palestras, apresentações de trabalhos e atividades práticas.

“A capacitação de profissionais que atuam no atendimento aos pacientes influencia diretamente na qualidade dos serviços prestados. O curso também valoriza e especializa o trabalho dos servidores. Para o hospital esses pontos são fundamentais, pois nossa unidade, recebe um volume grande de pacientes. Desde o inicio desse ano, atendemos quase 50 mil crianças”, destacou Marileni Penatti, diretora geral do HICD.

O Cosme e Damião realizou, dos meses de janeiro a outubro, deste ano, 48.462 atendimentos. Em 10 meses, o hospital atendeu 46.172 crianças da Capital. O volume representa 95,3% do atendimento. Os 4,7% restantes são referentes a 2.068 pacientes encaminhados, no mesmo período, pelos 51 municípios do interior e 222 crianças de outros Estados e da Bolívia.

Maioria dos atendimentos considerados de baixa complexidade - Segundo os dados da unidade, quase a totalidade dos 48.462 atendimentos, são considerados de baixa complexidade e deveriam ser feitos pelos postos de saúde e policlínicas dos municípios. O atendimento geral envolveu 2.925 internações, 6.831 observações e 38.706 consultas médicas. Seguindo as normas do Ministério da Saúde (MS) o governo do Estado é responsável pelas internações. A observação, quando o paciente fica menos de 24h00 no hospital, e as consultas médicas são obrigações das prefeituras.

Em 2008 os médicos do HICD consultaram 36.531 crianças de Porto Velho. O volume representa 94,4% do total geral de 38.706 consultas médicas feitas pela unidade. Como exemplo, muitos dos serviços são de casos de viroses e nebulizações. Muitas crianças são levadas à unidade para realização de pequenas suturas, curativos ou a utilização de uma simples sonda. O Cosme e Damião é uma unidade de média e alta complexidade e responsável pelos serviços especializados.

Atendendo a todos os casos - “A falta de atendimento básico municipal joga, injustamente, todo ônus do problema para a administração estadual. Estamos atendendo a todos os casos, porém, não podemos deixar de observar que os municípios do interior e principalmente Porto Velho deveriam atender a população a contento. Se o hospital infantil realizasse somente serviços de sua responsabilidade, o atendimento oferecido aos pacientes teria ainda melhor qualidade”, completou Marileni Penatti.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoSábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia realiza 3.682 cirurgias e investe R$ 34 milhões nos últimos 12 meses

Governo de Rondônia realiza 3.682 cirurgias e investe R$ 34 milhões nos últimos 12 meses

Entre agosto de 2024 e junho de 2025, a gestão do governador de Rondônia, Marcos Rocha realizou um grande avanço no setor da saúde de Rondônia. Fora

Lacen de Rondônia dá um passo importante na saúde pública ao firmar parceria com a cearense DNE Diagnósticos Nordeste

Lacen de Rondônia dá um passo importante na saúde pública ao firmar parceria com a cearense DNE Diagnósticos Nordeste

A tecnologia disponibilizada pela cearense DNE Diagnósticos Nordeste para o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen-RO), por meio do

Biolab Farmacêutica participa do Check-up Vascular no Rio Grande do Norte

Biolab Farmacêutica participa do Check-up Vascular no Rio Grande do Norte

Comprometida com iniciativas que promovem saúde e qualidade de vida, a Biolab Farmacêutica foi apoiadora do Check-up Vascular 2025, ação organizada

Vacinação Sem Fronteira chega à aldeia Lage Novo, em Guajará-Mirim e reforça assistência em saúde

Vacinação Sem Fronteira chega à aldeia Lage Novo, em Guajará-Mirim e reforça assistência em saúde

A equipe de imunização da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) esteve na segunda-feira (8), na aldeia Lage Novo, em Guaj

Gente de Opinião Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)