Domingo, 26 de junho de 2016 - 18h31

Dr. Paulo Gondim, o pioneiro em cirurgia
minilaparoscópica em Rondônia
O Hospital Central, uma das unidades do Complexo Hospitalar Central, mais uma vez se destaca pelo pioneirismo nos avanços da medicina local. Desta feita, sob a responsabilidade do renomado cirurgião Paulo Gondim, trouxe para nosso Estado a cirurgia minilaparoscópica. Com acessos cirúrgicos reduzidos a apenas 2mm, são realizados procedimentos com excelentes resultados e com grande satisfação para os pacientes.
A cirurgia minilaparoscópica, também chamada de agulhoscopia ou “ cirurgia com agulhas”, proveniente do termo em inglês (needlescopic surgery) pelas características dos instrumentos parecidos com agulhas que são utilizados. Quando foi lançada, a laparoscopia foi considerada uma verdadeira revolução tanto por médicos como por pacientes. Essa nova técnica, entretanto, reduz ainda mais as incisões cirúrgicas, que já eram mínimas na cirurgia videolaparoscópica (5 a 10mm), por onde pequenos tubos penetram na cavidade abdominal. Por esses tubos entram a óptica, acoplada a uma microcâmera, que conduzirá a imagem interna dos órgãos até um monitor de alta resolução e instrumentais utilizados pelo cirurgião.
O conceituado médico nativo explica que na minilaparoscopia, devido os instrumentos serem de tamanho reduzido, o trauma cirúrgico é mínimo, a dor pós-operatória é também reduzida ao mínimo, e as cicatrizes são quase imperceptíveis. As diminutas incisões de acesso nem sequer requerem sutura (pontos); é usada apenas uma cola biológica, que dispensa curativo ou limpeza – a pequena crosta cicatricial desprende-se naturalmente após alguns dias.
O Dr. Paulo Gondim esclarece ainda sobre os tipos de tratamentos cirúrgicos que estão sendo realizados com minilaparoscopia: correção de hérnias inguinais, retirada do apêndice, cirurgias pediátricas, cirurgias ginecológicas como prenhes tubária, cisto de ovário, minilaparoscopia diagnóstica, e para biópsia hepática para controle de hepatites, estas tão comuns em nosso meio.
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares
A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º d

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia
O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)