Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

HOSPITAL CENTRAL NA VANGUARDA DA CIRURGIA


HOSPITAL CENTRAL NA VANGUARDA DA CIRURGIA - Gente de Opinião

Dr. Paulo Gondim, o pioneiro em cirurgia
minilaparoscópica em Rondônia

O Hospital Central, uma das unidades do Complexo Hospitalar Central, mais uma vez se destaca pelo pioneirismo nos avanços da medicina local. Desta feita, sob a responsabilidade do renomado cirurgião Paulo Gondim, trouxe para nosso Estado a cirurgia minilaparoscópica. Com acessos cirúrgicos reduzidos a apenas 2mm, são realizados procedimentos com excelentes resultados e com grande satisfação para os pacientes.

A cirurgia  minilaparoscópica, também chamada de agulhoscopia  ou “ cirurgia com agulhas”, proveniente do termo em inglês  (needlescopic surgery) pelas características dos instrumentos parecidos com agulhas que são utilizados. Quando foi lançada, a laparoscopia foi considerada uma verdadeira revolução tanto por médicos como por pacientes. Essa nova técnica, entretanto,  reduz ainda mais as incisões cirúrgicas, que já eram mínimas na cirurgia videolaparoscópica (5 a 10mm),  por onde pequenos tubos  penetram na cavidade abdominal. Por esses tubos entram a óptica, acoplada a uma microcâmera, que conduzirá a imagem interna dos órgãos até um monitor de alta resolução e instrumentais utilizados pelo cirurgião.

O conceituado médico nativo explica que na minilaparoscopia,  devido os instrumentos serem de tamanho reduzido, o trauma cirúrgico é mínimo, a dor pós-operatória é também reduzida ao mínimo, e as cicatrizes são quase imperceptíveis.  As diminutas incisões de acesso nem sequer requerem sutura (pontos); é usada apenas uma cola biológica, que dispensa curativo ou limpeza – a pequena crosta cicatricial desprende-se naturalmente após alguns dias. 

O Dr. Paulo Gondim esclarece ainda  sobre os tipos de tratamentos cirúrgicos que estão sendo realizados com minilaparoscopia: correção de hérnias inguinais, retirada do apêndice, cirurgias pediátricas, cirurgias ginecológicas como prenhes tubária, cisto de ovário, minilaparoscopia diagnóstica, e para biópsia hepática para controle de hepatites, estas tão comuns em nosso meio. 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Meu Exame ON já disponibilizou mais de 6 milhões de exames em Porto Velho

Meu Exame ON já disponibilizou mais de 6 milhões de exames em Porto Velho

Lançado em janeiro de 2025, o sistema tem como objetivo garantir mais agilidade, comodidade e segurança aos usuários, permitindo que os pacientes cons

Edital abre vagas para vivência no SUS em Porto Velho com participação do governo de Rondônia

Edital abre vagas para vivência no SUS em Porto Velho com participação do governo de Rondônia

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é parceiro na realização do Edital nº 01/2026, que abre inscrições para o

Operação Sorriso realiza cirurgias e transforma vidas de pacientes com fissuras labiopalatinas em Rondônia

Operação Sorriso realiza cirurgias e transforma vidas de pacientes com fissuras labiopalatinas em Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência, acesso e qualidade de vida às pessoas com fissuras labiopalatinas em Rondônia, a Operação Sorriso, em parcer

Grupo Care Plus amplia jornada de cuidado com programa que subsidia medicamentos para beneficiários

Grupo Care Plus amplia jornada de cuidado com programa que subsidia medicamentos para beneficiários

O grupo Care Plus, composto pela Care Plus Medicina (maior operadora premium de saúde no Brasil), Care Plus Clinic, Care Plus Odontologia, Care Plus

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)