Domingo, 26 de junho de 2016 - 18h31

Dr. Paulo Gondim, o pioneiro em cirurgia
minilaparoscópica em Rondônia
O Hospital Central, uma das unidades do Complexo Hospitalar Central, mais uma vez se destaca pelo pioneirismo nos avanços da medicina local. Desta feita, sob a responsabilidade do renomado cirurgião Paulo Gondim, trouxe para nosso Estado a cirurgia minilaparoscópica. Com acessos cirúrgicos reduzidos a apenas 2mm, são realizados procedimentos com excelentes resultados e com grande satisfação para os pacientes.
A cirurgia minilaparoscópica, também chamada de agulhoscopia ou “ cirurgia com agulhas”, proveniente do termo em inglês (needlescopic surgery) pelas características dos instrumentos parecidos com agulhas que são utilizados. Quando foi lançada, a laparoscopia foi considerada uma verdadeira revolução tanto por médicos como por pacientes. Essa nova técnica, entretanto, reduz ainda mais as incisões cirúrgicas, que já eram mínimas na cirurgia videolaparoscópica (5 a 10mm), por onde pequenos tubos penetram na cavidade abdominal. Por esses tubos entram a óptica, acoplada a uma microcâmera, que conduzirá a imagem interna dos órgãos até um monitor de alta resolução e instrumentais utilizados pelo cirurgião.
O conceituado médico nativo explica que na minilaparoscopia, devido os instrumentos serem de tamanho reduzido, o trauma cirúrgico é mínimo, a dor pós-operatória é também reduzida ao mínimo, e as cicatrizes são quase imperceptíveis. As diminutas incisões de acesso nem sequer requerem sutura (pontos); é usada apenas uma cola biológica, que dispensa curativo ou limpeza – a pequena crosta cicatricial desprende-se naturalmente após alguns dias.
O Dr. Paulo Gondim esclarece ainda sobre os tipos de tratamentos cirúrgicos que estão sendo realizados com minilaparoscopia: correção de hérnias inguinais, retirada do apêndice, cirurgias pediátricas, cirurgias ginecológicas como prenhes tubária, cisto de ovário, minilaparoscopia diagnóstica, e para biópsia hepática para controle de hepatites, estas tão comuns em nosso meio.
Domingo, 26 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia
Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Pacientes internados no Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, em Ji-Paraná, Rondônia, agora contam com atendimento gratuito de fisioterapia

Do sonho a vocação: a Jornada por uma Medicina Humanizada
Desde menina, Roberta Cristiane sonhava em cuidar. No quintal de casa, entre bonecas e sorrisos, nasceu o desejo de aliviar dores e devolver esperan
Domingo, 26 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)