Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

HB recebe 2,7 milhões de reais em equipamentos ortopédicos


 

O Governo de Rondônia, através de uma parceria com o Instituto Nacional de Traumatologia (Into) do Rio de Janeiro, recebeu, nesta sexta-feira (03), diversos equipamentos para a realização de serviços em ortopedia. Os aparelhos serão utilizados em cirurgias de alta complexidade no Hospital de Base Ary Pinheiro (HB), em Porto Velho. O Estado e o instituto ainda mantêm uma parceria que já fez mais de 300 cirurgias ortopédicas em crianças e adultos. Os equipamentos estão avaliados em 2,7 milhões de reais.

"A efetivação de parcerias é uma determinação da administração Ivo Cassol. Com o Into realizamos diversos tipos de cirurgias ortopédicas. Desde o início da parceria atendemos mais 300 pacientes entre crianças e adultos. Agora, com a entrega dos equipamentos, o trabalho em conjunto vai se fortalecendo. A nossa meta é ampliar essa parceria, pois o resultado dela traz benefícios diretos para a população", afirmou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.

Foram repassados equipamentos como: 18 camas elétricas para UTI, 03 respiradores, ventiladores, 02 desfibriladores, bisturis eletrônicos e 02 arcos cirúrgicos. Nessa semana o secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira, e o diretor geral do HB estiveram na sede do Into, no Rio de Janeiro. O objetivo da visita foi ampliar ainda mais a parceria com o instituto de traumatologia. No encontro foram definidos pontos como assinatura de um convênio de apoio pedagógico para a especialização em ortopedia do programa de Residência Médica do Estado e o repasse de equipamentos para outras unidades estaduais de saúde.


Parceria estendida para o Hospital Regional de Cacoal


"Estivemos reunidos com o coordenador de Desenvolvimento Institucional do Into, o médioco Tito Henrique de Noronha Rocha. Na reunião apresentamos nosso projeto de descentralização dos serviços de alta complexidade em ortopedia. A meta do Governo de Rondônia é que a parceria se estenda para o Hospital Regional de Cacoal (HRC). A idéia é que equipamentos também sejam repassados para a unidade e que ainda os especialistas do Into realizem cirurgias ortopédicas em Cacoal" destacou o secretário da Sesau.

Para o diretor geral do HB a parceria pedagógica com o Programa de Residência Médica é um complemento diferenciado para os futuros ortopedistas. "Estamos abrindo mais uma porta para a qualificação de profissionais. Quando a equipe do Into vem para Porto Velho ela é auxiliada, nas cirurgias, pelos alunos de ortopedia e de cirurgia geral. Nossos médicos poderão ir ao Rio de Janeiro e ter contato e aprender diretamente na sede do instituto e com uma grande quantidade de especialistas", explicou Amado Rahhal.

Fonte; Decom

Mais Sobre Saúde

Em reunião na Assembleia Legislativa, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR

Em reunião na Assembleia Legislativa, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR

A Comissão de Saúde e Previdência e Assistência Social (CSPS) da Assembleia Legislativa, realizou na manhã desta terça-feira (29), no plenarinho 01,

Cirurgia de seu Pedro está prestes a acontecer

Cirurgia de seu Pedro está prestes a acontecer

Veja a reportagem:Clique e vaja mais: Médicos do Prontocordis oferecem tratamento cirúrgico a auxiliar de serviços gerais