Terça-feira, 15 de outubro de 2013 - 10h30
O Hospital de Base Ary Pinheiro em Porto Velho é referência em atendimentos na Região Norte. Só no mês de setembro foram feitas cerca de 906 cirurgias: cardíacas, neurológicas, entre outras. O hospital teve uma rotatividade de quase mil leitos, ou seja, mil pacientes foram internados na unidade de saúde. De acordo com o diretor Técnico, Rodrigo Bastos, no mesmo mês, 550 vagas foram disponibilizadas para pacientes do Pronto Socorro João Paulo II, além a implementação de serviços como endoscopia e a criação do Comitê de Humanização, com serviços de acolhimento e classificação de risco.
O Serviço de Humanização atende tanto o paciente quanto o acompanhante, tudo acompanhado pelo Ministério da Saúde. A comissão de Controle de Infecção Hospitalar- CCIH fortalece no controle da prevenção e detecção da infecção generalizada.
O Sistema de Regulação dá mais conforto e comodidade ao usuário do Sistema Único de Saúde, em conjunto com o Pronto Socorro João Paulo II e Policlínica Osvaldo Cruz."A humanização é fundamental e é o que priorizamos. Com a regulação, o paciente passa por atendimento no HB e já sai com a consulta agendada, marcada pelo Núcleo de Acesso à Qualidade de Saúde-NAC, que presta assistência com qualidade a quem precisa do SUS", afirma o diretor Técnico do HB.
A UTI pediátrica do HB, por ser a única de Rondônia que recebe crianças do Estado e de outros vizinhos, no mês de setembro, 3 crianças vindas de hospitais particulares de Porto Velho e de Rio Branco deram entrada na UTI pediátrica no Hospital de Base. De acordo com o diretor da unidade de saúde, Nilson Paniagua, as crianças chegaram com uma bactéria multi resistente, onde imediatamente foi coletado material para triagem no qual foi detectado a bactéria. Com o resultado constatado, medidas foram tomadas como o caso requer. A comissão de controle de Infecção Hospitalar providenciou a medicação apropriada para cada bactéria e, em seguida, o caso foi comunicado à Agência Estadual de Vigilância em Saúde-Agevisa para tomar as medidas necessárias", disse Nilson Paniagua, diretor geral do HB.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, foi decidido em conjunto com o Ministério Público do Estado e Tribunal de Contas, a transferência das crianças para o Hospital Infantil Cosme e Damião, onde tem toda estrutura para o atendimento. A UTI está sendo adequada e ampliada para 10 leitos. A UTI pediátrica passa a funcionar no Cosme e Damião, uma vez que a unidade de saúde tem condições de prestar atendimento às crianças e na antiga UTI do HB será iniciada uma reforma que contará com 10 leitos de retaguarda para atendimento aos pacientes.
Fonte: Antonia Lima / Decom
Mês das Mães: Biolab Cast discute como o histórico familiar influencia a saúde do coração
Muitas doenças hereditárias passam despercebidas até que os sintomas se manifestem, às vezes de forma súbita e grave. Foi esse o tema do episódio es
Nota de Esclarecimento da Sesau sobre o contrato com Hospital 9 de Julho
A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) esclarece que o contrato firmado com a unidade hospitalar 9 de Julho, em 2023, foi realizado por
Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios
Entre 2019 e 2024, o governo de Rondônia aumentou os repasses financeiros aos 52 municípios do estado. Em 2019, o total transferido foi de R$ 7.367.
Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios
Os 52 municípios de Rondônia receberam em 2024 mais de R$ 142.7 milhões do governo de Rondônia para aplicar na saúde. Um aumento de 1.837,34%, em co