Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Hábito de lavar as mãos deve ser estimulado desde a infância, diz infectologista


 
Agência Brasil,
Brasília - A população deve adotar o costume de as mãos com frequência desde a infância, de acordo com o coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Carlos Eduardo Figueiredo.

“Essa prática deve ser estimulada na infância, porque a pessoa leva isso para a vida adulta. É um gesto importante, que leva pouco tempo, é barato e previne várias doenças”, ressaltou o infectologista em entrevista à Agência Brasil.

O Dia Mundial de Lavar as Mãos é comemorado hoje (15) por mais de 80 países e pela primeira vez no Brasil. A data foi instituída para reforçar a importância de higienizar as mãos para prevenir doenças transmitidas por micróbios, vírus e bactérias.

Figueiredo destaca ainda que a epidemia de influenza A (H1N1) – gripe suína – provocou na população grande preocupação com a higiene ano passado. “A gente via crianças levando frascos de álcool em gel para a escola, só que isso voltou ao esquecimento. E esse é um comportamento que precisa ser estimulado o tempo todo”, criticou.

Segundo o infectologista, o efeito do álcool é o mesmo da combinação de água e sabão, desde que a concentração varie entre 50% e 70% na solução. O tempo gasto com a higienização é de no mínimo 20 segundos, quando é usado álcool, e em torno de 40 segundos com água e sabonete.

A pesquisa Hábitos de Lavagem de Mãos no Brasil, feita pelo Instituto Ibope mostrou que 65% das crianças apresentam coliformes fecais nas mãos. Embora 84% das mães entrevistadas tenham dito que se deve lavar as mãos antes das refeições, 76% dizem cumprir essa recomendação. Apenas 25% afirmaram assegurar que o filho lave as mãos depois de ir ao banheiro. O estudo ouviu 277 mães de crianças entre 4 e 12 anos.

De acordo com dados de 2009 do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 3,5 milhões de crianças com menos de 5 anos morrem anualmente por causa de doenças relacionadas à diarreia e infecções respiratórias agudas.

As recomendações do Ministério da Saúde para uma higienização adequada das mãos incluem o cuidado com a lavagem nos espaços entre os dedos e o uso de papel toalha para secar as mãos.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho passou a contar, a partir de segunda-feira (2), com carretas equipadas para atendimentos oftalmológicos, por meio do programa Agora Tem

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), referência regional no cuidado oncológico e na promoção da saúde preventiva, inicia

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

O Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Julio Perez Antelo, recebeu no sábado, 24, o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), avaliação

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)