Sexta-feira, 15 de outubro de 2010 - 13h05
Agência Brasil, Brasília - A população deve adotar o costume de as mãos com frequência desde a infância, de acordo com o coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Carlos Eduardo Figueiredo.
“Essa prática deve ser estimulada na infância, porque a pessoa leva isso para a vida adulta. É um gesto importante, que leva pouco tempo, é barato e previne várias doenças”, ressaltou o infectologista em entrevista à Agência Brasil.
O Dia Mundial de Lavar as Mãos é comemorado hoje (15) por mais de 80 países e pela primeira vez no Brasil. A data foi instituída para reforçar a importância de higienizar as mãos para prevenir doenças transmitidas por micróbios, vírus e bactérias.
Figueiredo destaca ainda que a epidemia de influenza A (H1N1) – gripe suína – provocou na população grande preocupação com a higiene ano passado. “A gente via crianças levando frascos de álcool em gel para a escola, só que isso voltou ao esquecimento. E esse é um comportamento que precisa ser estimulado o tempo todo”, criticou.
Segundo o infectologista, o efeito do álcool é o mesmo da combinação de água e sabão, desde que a concentração varie entre 50% e 70% na solução. O tempo gasto com a higienização é de no mínimo 20 segundos, quando é usado álcool, e em torno de 40 segundos com água e sabonete.
A pesquisa Hábitos de Lavagem de Mãos no Brasil, feita pelo Instituto Ibope mostrou que 65% das crianças apresentam coliformes fecais nas mãos. Embora 84% das mães entrevistadas tenham dito que se deve lavar as mãos antes das refeições, 76% dizem cumprir essa recomendação. Apenas 25% afirmaram assegurar que o filho lave as mãos depois de ir ao banheiro. O estudo ouviu 277 mães de crianças entre 4 e 12 anos.
De acordo com dados de 2009 do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 3,5 milhões de crianças com menos de 5 anos morrem anualmente por causa de doenças relacionadas à diarreia e infecções respiratórias agudas.
As recomendações do Ministério da Saúde para uma higienização adequada das mãos incluem o cuidado com a lavagem nos espaços entre os dedos e o uso de papel toalha para secar as mãos.
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia
O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)