Porto Velho (RO) domingo, 24 de junho de 2018
×
Gente de Opinião

Saúde

Governo revisa ações do Plano Estadual de Saúde


O governo de Rondônia está revisando, em Porto Velho, as ações do Plano Estadual de Saúde (PES). O trabalho está sendo conduzido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e já foi feito nas cinco regionais de saúde. O objetivo da administração estadual é aumentar a qualidade dos serviços prestados a população. O plano define estratégias de ações, identifica problemas e indica soluções. O PES é discutido, de maneira democrática, por servidores da saúde, conselhos municipal e estadual e secretários de saúde dos 52 municípios.

"O plano estadual envolve temas que beneficiam diretamente a população. Como exemplo, a regionalização da saúde, buscando meios para conclusão, em 2007, do hospital regional de Cacoal e a implantação de mais 6 UTIs em Ji-Paraná e 9 em Ariquemes. O PES ainda indica a expansão dos serviços de alta complexidade na capital. A meta da administração Ivo Cassol é ampliar trabalhos como o tratamento oncológico, cirurgias de redução do estômago e implantes de marcapasso", explicou Milton Moreira, secretário da Sesau, durante reunião de elaboração do PES, realizada nesta terça-feira (21), na Capital.

Investir com responsabilidade e eficiência - O PES abrange ações em saúde em todo o Estado. As definições foram feitas nas regionais de Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena. Cada regional apresentou as dificuldades existentes e as soluções encontradas para o aumento da qualidade no atendimento. "A discussão estratégica, com avaliações de funcionários e técnicos, é um passo importante para a evolução do setor. O trabalho abrange todas as etapas de serviços. O objetivo é, através de debates e principalmente consenso, investir com responsabilidade e eficiência", afirmou Milton Moreira.

Fonte: Toninha Lima – DRT/RO – 234

Mais Sobre Saúde

Prefeitura de PVH capacita médicos sobre a prevenção do colo do útero

Prefeitura de PVH capacita médicos sobre a prevenção do colo do útero

De cada 100 mil mulheres na capital, 28 podem desenvolver a doença

Procon de Rondônia alerta para validade dos alimentos no período mais quente do ano

Procon de Rondônia alerta para validade dos alimentos no período mais quente do ano

Com o início do período mais quente do ano em Rondônia, que geralmente ocorre entre os meses de junho a setembro, é hora de redobrar os cuidados com a

Mais de 9,5 milhões ainda não se vacinaram contra a gripe

Campanha nacional termina nesta sexta-feira

Semusa intensifica ações de controle do sarampo para manter erradicação

O Município de Porto Velho registrou caso importado de Manaus em criança de 4 meses