Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Saúde

Governo reafirma compromisso com ensino médico no primeiro fórum do setor


 
Durante o I Fórum sobre o Ensino Médico de Rondônia, o Secretário de Estado da Saúde, Milton Luiz Moreira reafirmou o compromisso, do Governo do Estado, com a realização de estágios nas unidades de saúde de Rondônia para a formação de acadêmicos da área médica. O evento aconteceu, nesta quarta-feira (25), no auditório do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), em Porto Velho. O encontro reuniu profissionais do setor e acadêmicos de medicina. Atualmente o Estado desenvolve uma parceria com instituições de ensino para estágio, não remunerado, de 1248 alunos de 09 cursos na área da saúde.

“Reafirmamos o compromisso da administração Ivo Cassol com a formação de bons profissionais médicos, como também das demais áreas nas unidades de Saúde”, disse o Secretário Milton Moreira, enfatizando a necessidade de procurar soluções através da multiplicação de idéias, como forma de não causar prejuízos à assistência médica prestada à população, aos gestores, profissionais de saúde e acadêmicos, no exercício do aprendizado. Atualmente são cerca de 1200 acadêmicos dos cursos medicina, enfermagem, biomedicina, nutrição, fisioterapia, psicologia e técnicos em enfermagem, radiologia e laboratorial que realizam estágio em 06 unidades do Estado.

A preocupação da Sesau se deve ao grande volume de alunos que está aprendendo nas unidades Estaduais. Entre os pontos apresentados estão a obrigatoriedade dos estudantes permanecerem somente no local de estágio e a regulamentação do Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde (Cetas) como órgão supervisor dos estágios. O Cetas atuará no cronograma e nas escalas de atividades.

Profissionais com formação de qualidade - Participaram do Fórum representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), Ministério da Saúde (MS), Ministério da Educação (ME), Associação Médica de Rondônia, além de representantes e acadêmicos das quatro instituições de ensino da medicina em Rondônia - Unir, Fimca, São Lucas e Facimed. A abertura foi feita através de teleconferência, pelo presidente do Conselho Federal de Medicina, Edson Oliveira Haddad.

Milton Moreira estendeu agradecimentos à presidente do Cremero, Inês Mota, por proporcionar a continuidade dessa discussão, para buscar qualidade à formação de profissionais de saúde. “Toda a área de saúde, não só o ensino médico, precisa de profissionais com formação de qualidade, por isso precisamos procurar o campo ideal do entendimento entre todos, formando um ambiente de harmonia para que possamos avançar nessa discussão”, disse o secretário. 
 
Fonte: Decom

Mais Sobre Saúde

Governo de  Rondônia irá apresentar o plano de retomada gradual de cirurgias em 30 dias

Governo de Rondônia irá apresentar o plano de retomada gradual de cirurgias em 30 dias

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), após a publicação do Decreto nº 26.134, de 17 de junho de 2021, que determin

Operação “Esvazia João Paulo II” transferiu 38 pacientes para outros hospitais neste final de semana, em Porto Velho

Operação “Esvazia João Paulo II” transferiu 38 pacientes para outros hospitais neste final de semana, em Porto Velho

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da saúde (Sesau) montou uma força-tarefa neste sábado (19) para desafogar o Pronto Socorro J

Barco Saúde conclui cronograma de atendimento e vacinação aos ribeirinhos

Barco Saúde conclui cronograma de atendimento e vacinação aos ribeirinhos

Cerca de 7 mil moradores da região ribeirinha foram atendidos com mais de 15 tipos de serviços e procedimentos médicos pela Prefeitura de Porto Velho