Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Governo quer levar atendimento a todas comunidades com o Saúde sem Fronteiras


O governo do Estado deverá garantir, ainda este ano, assistência médica e ações sociais para todas as localidades, por meio do projeto Saúde Sem Fronteiras. Idealizado pela Casa Militar, o projeto prevê a montagem de uma superestrutura logística, que envolve uma carreta, seis vans e um barco hospital, todos equipados para atender à população com consultas e exames laboratoriais, ginecológicos, urológicos, incluindo ultrassonografia, e oftalmológicos, além de assistência farmacêutica, com distribuição de medicamentos.

O projeto apresentado na manhã desta quinta-feira (26) ao governador Confúcio Moura pelos majores Maurício Gualberto, chefe da Casa Militar; e Paulo Neri, que coordena a Operação Aciso (Ação Cívico e Social), tem por proposta ampliar e qualificar a ação cívico e social, recentemente regulamentada pela Assembleia Legislativa, considerando os resultados com do atendimento realizado nas comunidades ribeirinhas e de difícil acesso. A Operação despertou interesse inclusive do Tribunal de Justiça, que solicitou parceria quando da realização da Operação Justiça Rápida.

A elaboração do projeto, que conforme o major Gualberto vai colocar Rondônia na vanguarda do País, contou com a participação de Romana Leal Pego, gerente de Saúde da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), que foi responsável pelas explanações para o governador.

Segundo ela, todos os veículos terrestres e o barco, adaptados para atender as pessoas com deficiência, serão custeados pelo Ministério da Saúde, por meio dos Programas Data-SUS, Saúde Mulher/Homem, Saúde Toda Hora, Saúde não tem Preço, Saúde Bucal e o projeto Olhar Brasil, cabendo ao Estado apresentar o projeto e gerenciar as ações.

“Trata-se de uma união sistemática de esforços que tem por proposta igualar a dignidade humana, levando às comunidades o que os municípios não têm”, disse Romana, ressaltando que além das consultas serão feitas também micro-cirurgias em espaço adaptado, enquanto uma das vans será destinada à cozinha industrial para atender à equipe, que também contará com alojamentos no barco e cozinha industrial para não ter que se deslocar às cidades mais próximas.

O major Neri reforçou que além de estar preparados para levar atendimento de saúde e cidadania, as unidades móveis servirão também para o governo prestar assistência em casos de calamidade pública, como enchentes de grandes proporções, uma vez que terão gerador de energia e serão monitoradas via satélite, com acesso à internet.

Demonstrando interesse em ver o projeto executado ainda este ano, o governador sugeriu que haja envolvimento da comunidade, numa gestão terceirizada, para que o projeto tenha continuidade em outras gestões. “Meu mandato acaba daqui a dois anos e meio, mas essa iniciativa tem que permanecer”, frisou o governador, lembrando que está em fase de negociação, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o financiamento de um barco que tem também como proposta atender aos ribeirinhos, fechando, dessa forma, os eixos Baixo-Madeira, Costa Marques-Guajará-Mirim e Costa Marques-Pimenteiras.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º d

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia

O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)