Terça-feira, 10 de junho de 2014 - 12h26
Uma força-tarefa formada por técnicos, médicos e enfermeiros da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e do Laboratório Central de Rondônia (Lacen) embarcou nesta terça-feira, 10, para o município de Vilhena. A missão é mapear, assessorar as equipes locais E fazer uma “radiografia” dos casos e incidência do vírus H1N1 na cidade.
De acordo com dados da Agevisa, três casos da doença foram confirmados, sendo apenas de Vilhena e dois da cidade de Comodoro, fronteira com o Mato Grosso. Duas mortes estão confirmadas.
Segundo a diretora-geral da Agevisa, Arlete Baldez, a equipe fica na cidade até sexta-feira. A meta é fazer um acompanhamento técnico e verificar se as medidas que devem ser tomadas estão sendo postas em prática para conter o avanço da doença. Ela explica que a operação é preventiva, e mesmo com os casos confirmados, a situação está sob controle, seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS).
Além da assessoria e acompanhamento técnico, a equipe deve fazer, também, levantamento do número de pessoas que procuram as unidades de Saúde públicas e privadas com sintomas da gripe – síndrome gripal.
O governo encaminhou ainda um reforço em medicamentos e insumos hospitalares, com destaque para Tamiflu, droga eficiente no controle do H1N1.
PREVENÇÃO
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, a Secretaria Municipal de Saúde de Vilhena (Semusa) já iniciou ações de prevenção da doença. O número de casos suspeitos de gripe vem aumentando no município. Em maio, eram 10 suspeitas. O município confirma que 26 pessoas aguardam o resultado do exame.
Apesar do número crescente de notificações de suspeita da gripe H1N1, a Semusa de Vilhena descarta uma possível epidemia no município. No entanto, profissionais do Hospital Regional, do setor de Atenção Básica e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) receberam um treinamento com orientações sobre a doença.
Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Decom - Governo de Rondônia
Após mapeamento feito pela Prefeitura, pacientes realizam cirurgias esperadas por anos
Saúde e vida transformadas através do apoio da Prefeitura de Porto Velho. Essa é a história de José Ribamar, que há dois anos esperava por uma cirurgi
Governador Marcos Rocha destaca reforma no Hospital Regional de Cacoal que chega à fase final
A reforma no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro) é um grande exemplo do compromisso da gestão do governador Marcos Rocha co
Cirurgias eletivas devolvem saúde e esperança para pacientes em Porto Velho
A dor física era constante, e a espera por uma cirurgia que nunca chegava era ainda mais difícil. Para dezenas de mulheres que há anos convivem com do
Gestão Marcos Rocha promove reestruturação com investimentos em unidades de saúde de Rondônia
O governador Marcos Rocha vem promovendo uma reestruturação abrangente da rede hospitalar estadual, com investimentos simultâneos em unidades de saú