Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Governo do estado mobiliza secretarias, instituições e Exército no combate ao vírus zika em Rondônia



O governo de Rondônia iniciou, na manhã de ontem, segunda-feira (7), uma grande mobilização da sociedade para combater o mosquito aedes aegypti, que transmite, também, o vírus Zika, responsável pelo crescimento dos casos de microcefalia no estado de Pernambuco. Durante entrevista coletiva, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o governador Confúcio Moura disse que o vírus provoca seríssimos danos neurológicos nos fetos. Lideranças de diversos segmentos anunciaram que estão engajadas na campanha.

A mobilização contra o ‘aedes aegypti’ leva em consideração, segundo Arlete Baldez, diretora da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), que o combate é contra o inseto, ao contrário da campanha contra a dengue, em que a meta era eliminar o mosquito adulto.

A articulação para proteger o estado contra o vírus Zika, que é disseminado pelo mesmo inseto que transmite a dengue e a chikungunya, partiu do secretário da Saúde, Williames Pimentel. Ele pediu apoio de outros secretários estaduais, prefeitos e lideranças comunitárias para evitar que a doença chegue a Rondônia.

Pimentel atribuiu a preocupação ao fato de 80% das ocorrências de dengue no estado terem origem nas residências, o que significa que há relaxamento nas ações preventivas da saúde. O secretário anunciou que a força-tarefa que está sendo formada é a resposta ao problema e que o estado tem condições de ajudar as 52 prefeituras de Rondônia. Para isto, foram feitos investimentos em veículos, equipamentos e inseticidas.

Gente de Opinião

Governador Confúcio Moura conclama participação de toda sociedade
no combate ao mosquito transmissor do vírus zika

A força de trabalho para enfrentar o vírus zika, entretanto, precisa vir da sociedade. E durante a coletiva de imprensa, diversos setores manifestaram apoio irrestrito à iniciativa governamental. O general Ricardo Augusto da Costa Neves, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, participou do evento para atestar a participação do Exército no movimento. A maçonaria estadual, o representante da associações de moradores, o secretário estadual da Segurança, Defesa e Cidadania, delegado Antônio Reis, e a secretária estadual da Educação, Fátima Gavioli, anunciaram que os servidores estarão engajados na força-tarefa. A representante do Rotary Club disse que a estrutura montada para o combate à poliomielite, que o clube mantém, está à disposição para o combate ao vírus.

O governador Confúcio Moura falou a diversas emissoras de rádio e televisão, pedindo aos pais que se envolvam na campanha. Ele disse que vai se reunir com outros governadores e a presidente Dilma Rousseff e pretende apresentar propostas ao invés de esperar que a soluções.

O secretário Pimentel explicou que os cuidados para eliminar o aedes aegypti são bastante conhecidos e compõem-se basicamente de evitar deixar recipientes com água parada, que é o ambiente propício para o desenvolvimento do inseto. O secretário-chefe da Casa Civil Emerson Castro advertiu que os ovos do mosquito sobrevivem por mais de 12 meses.

O cientista Mauro Tada chamou a atenção para as ações que devem ser executadas nos locais por onde o vírus pode passar. Segundo ele, as barreiras devem ser montadas estrategicamente para surtirem os efeitos necessários.


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho passou a contar, a partir de segunda-feira (2), com carretas equipadas para atendimentos oftalmológicos, por meio do programa Agora Tem

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), referência regional no cuidado oncológico e na promoção da saúde preventiva, inicia

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

O Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Julio Perez Antelo, recebeu no sábado, 24, o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), avaliação

Gente de Opinião Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)