Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Governo de RO intensifica campanhas de doação de sangue para salvar vidas


A manutenção dos estoques depende da participação contínua da população. Faça a sua parte, doe sangue e ajude a salvar vidas! - Gente de Opinião
A manutenção dos estoques depende da participação contínua da população. Faça a sua parte, doe sangue e ajude a salvar vidas!

Doar sangue é um ato de solidariedade e essencial para salvar vidas. Por isso o governo de RO intensifica as campanhas de doação de sangue promovidas pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) e alerta a população quanto à conscientização e participação neste ato. A manutenção dos estoques depende da participação contínua da população, garantindo suporte a pacientes que necessitam de transfusões em emergências, cirurgias e tratamentos médicos.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressalta a relevância do ato voluntário: “Doar sangue é um gesto simples, mas de grande impacto. Cada doação pode salvar até quatro vidas, e contamos com a mobilização da sociedade para manter nossos estoques abastecidos e garantir atendimento a quem mais precisa.”

Segundo o presidente da Fhemeron, Reginaldo Girelli, o processo é rápido, seguro e fundamental para salvar vidas. “Pedimos à população que compareça regularmente aos hemocentros, pois a necessidade de sangue é constante, e estamos precisando com urgência, em especial dos que possuem o fator RH negativo,” pontuou.

TIPOS DE SANGUE

A tipagem sanguínea é classificada em dois principais grupos: ABO e Rh - Gente de Opinião
A tipagem sanguínea é classificada em dois principais grupos: ABO e Rh

A doação de sangue é um compromisso de todos. Com a solidariedade dos rondonienses, os hospitais podem continuar atendendo pacientes em situação crítica. Faça a sua parte, doe sangue e ajude a salvar vidas! A Fhemeron explica que, “a tipagem sanguínea é classificada em dois principais grupos: ABO e Rh. A medida que as bolsas dos doadores são testadas, são armazenadas em câmaras de acordo com a tipagem, e conforme os pedidos dos pacientes dão entrada nas agências transfusionais, são testadas conforme compatibilidade ‘ABO e Rh’”.

QUEM DOA PARA QUEM?

Os doadores ‘O’ podem doar para qualquer tipagem, sendo o doador ‘O’ negativo, doador universal. Os doadores ‘A’ podem doar para ‘A’ e ‘AB’. Os doadores ‘B’ podem doar para ‘B’e ‘AB’. Os doadores ‘AB’ podem doar para ‘AB’. Em relação ao Rh, positivo doa para positivo e negativo doa, tanto para positivo quanto ao negativo.

PARA SER DOADOR

Para doar, basta comparecer à unidade da Fhemeron mais próxima, portando um documento oficial com foto e seguir algumas regras:

  • Estar bem de saúde e alimentado;
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade (em caso de menores, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis);
  • Pesar 50 kg ou mais;
  • Apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial;
  • Dormir por pelo menos oito horas no dia anterior à doação;
  • Não fumar por pelo menos duas horas anteriores ao momento da doação;
  • Tomar um café da manhã leve;
  • Homens podem doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias;
  • Mulheres podem doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias.

LOCALIZAÇÃO

Os hemocentros estaduais estão em funcionamento em seis municípios do estado, sendo eles: Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena. Na Capital, a unidade de coordenação de coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h, e aos sábados, das 7h15 às 12h, localizada na Avenida Jorge Teixeira, nº 3.766, Bairro Industrial; os endereços dos demais municípios estão disponíveis no Portal da Fhemeron.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)