Quinta-feira, 3 de abril de 2014 - 11h24
O governo de Rondônia deve entregar ainda neste mês o Centro de Diálise de Ariquemes. A confirmação foi feita pelo secretário estadual de Saúde Williames Pimentel, quarta-feira à noite, em entrevista ao programa Rondônia da Gente, da Rede TV Rondônia, em Porto Velho.
De acordo com o secretário, o governo vem trabalhando desde fevereiro do ano passado na implantação do moderno centro. A meta é oferecer ao doente melhor condição de tratamento e evitar as cansativas viagens até Porto Velho, três vezes por semana.
Pimentel destacou ainda que além da melhoria da qualidade de vida do paciente, o governo espera acabar com problemas de transporte e riscos durante o percurso – acidentes e complicações após a realização do tratamento -, como sangramento do acesso venoso e alteração de pressão arterial.
Cerca de R$ 3 milhões estão sendo investidos no Centro de Diálise de Ariquemes. Com a medida, a Sesau trabalha com a expectativa de ampliar o número de pessoas que fazem esse tipo de tratamento, considerando que muitas deixam de fazer as sessões devido às dificuldades de deslocamento até Porto Velho, apesar de o governo oferecer total assistência. “Esperamos oferecer um avançado serviço do ponto de vista de tecnologia e, acima de tudo, mais humano”, afirma Pimentel.
Pimentel falou sobre a entrega da nova Policlínica Oswaldo Cruz (POC) – referência em alta complexidade no Estado -, a reforma, ampliação e inauguração da nova UTI do Hospital de Base (HB), com um leito exclusivo para isolamento de pacientes com doenças infectocontagiosas, entre outros avanços do setor.
Ele afirma que a POC, mesmo em estado de “testes”- já que o próprio governador Confúcio Moura estipulou um prazo de 60 dias para que população e servidores se adaptem ao sistema que gerencia todos os agendamentos de consultas – a POC está atendendo dentro das expectativas do setor técnico. A meta é atingir mil consultas por dias em mais de 40 especialidades.
Ele falou, também, sobre o trabalho preventivo que o Governo do Estado vem fazendo em relação à cheia do Madeira. Uma força-tarefa formada por técnicos da Sesau, médicos da Força Nacional de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) que esteve na região de Nova Mamoré e Guajará Mirim, cidades também atingidas pelas enchentes. De acordo com o secretário, todas as famílias estão recebendo atenção do Estado, inclusive com a remoção de pacientes em aviões.
Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde - Assessoria Sesau
Fotos: Ítalo Ricardo
Decom - Governo de Rondônia
Cirurgias eletivas devolvem saúde e esperança para pacientes em Porto Velho
A dor física era constante, e a espera por uma cirurgia que nunca chegava era ainda mais difícil. Para dezenas de mulheres que há anos convivem com do
Gestão Marcos Rocha promove reestruturação com investimentos em unidades de saúde de Rondônia
O governador Marcos Rocha vem promovendo uma reestruturação abrangente da rede hospitalar estadual, com investimentos simultâneos em unidades de saú
Fiscalização do TCE-RO em hospitais estaduais aponta falhas graves na estrutura, pessoal e insumos
As Fiscalizações Permanentes na Saúde realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia tiveram como foco, neste domingo (13/7), hospitais pú
Governador Marcos Rocha investe na infraestrutura da saúde de Rondônia
O governador Marcos Rocha vem promovendo uma reestruturação abrangente da rede hospitalar estadual, com investimentos simultâneos em diversas unidad