Segunda-feira, 14 de março de 2011 - 20h02
Porto Velho, 14 de março de 2011 - O diretor-geral do Departamento de Obras e Serviços Públicos (Deosp), engenheiro Abelardo Townes de Castro, estará acompanhando nesta semana o diretor-geral do Hospital de Base Ary Pinheiro (HBAP), médico Jean Negreiros, em viagem ao município de Barretos, para estreitarem discussões sobre o projeto de implantação de um Centro Oncológico no HB de Porto Velho.
Eles vão discutir com a direção do Hospital de Câncer de Barretos o detalhamento do projeto, porém as primeiras discussões já foram feitas junto com o diretor daquela instituição, Henrique Prata, que esteve em Porto Velho a convite do governador Confúcio Moura e detalhou, na ocasião, que 20% dos três mil atendimentos diários em Barretos partem da região Norte.
De Rondônia a maioria dos atendimentos em Tratamento Fora de Domicílio (TFD) é direcionada a pacientes com câncer. De acordo com o diretor-geral do HB, o Estado gasta cerca de R$ 18 milhões anuais com o deslocamento de pacientes - entre passagens e hospedagens - e a intenção do governador Confúcio Moura é a de aglutinar serviços para poder atender essa demanda aqui mesmo em Rondônia, evitando deslocar pacientes por mais de dois mil quilômetros de distância.
O hospital de Barretos é referência nessa área e a intenção é a de criar um Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) em Porto Velho, nos moldes daquele, e um centro de diagnóstico e prevenção, possivelmente no município de Ji-Paraná. A gestão dos serviços também será feita por equipe capacitada por profissionais daquela instituição.
Um centro oncológico infantil já estava sendo construído no HB com recursos da compensação ambiental da Usina de Santo Antonio, no Rio Madeira, mas as obras foram paralisadas para receber as adaptações e adequações necessárias para se transformar no Centro de Alta Complexidade.
Fonte: Mirian Franco
Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho
Com o compromisso de garantir acesso digno e moderno à saúde, o governo de Rondônia lançou o projeto Telemedicina na Policlínica Oswaldo Cruz (POC),
Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto
O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac
O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do
Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina
Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re